A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está promovendo um importante reconhecimento aos seus profissionais. Na tarde desta sexta-feira, 11, celebrando a data Magna do Estado, foi realizada na Academia de Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis, a cerimônia de promoção de oficiais e praças à graduação imediata e entrega de condecorações.
Realizada historicamente no dia em que se comemora a criação da capitania de Santa Catarina, as solenidades de promoção aconteceram em diversas regiões do Estado, sendo promovidos 279 praças e 39 oficiais. Destes, seis da carreira de praça destacam-se pela promoção por ato de bravura, dois militares ao posto de coronel, último degrau na carreira de oficiais, e dois policiais à graduação de subtenente, último degrau da carreira de praças.
Estiveram presentes no evento o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Aurélio José Franzen, o Secretério de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), Paulo Cezar Ramos de Oliveira, o secretário-adjunto da SSP/SC, coronel da reserva do Exército Brasileiro, Freibergue Rubem do Nascimento, além do procurador-geral de justiça do Ministério Público, Fábio de Souza Trajano e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Miltar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza, entre outras autoridades civis e militares.
Entre os dois oficiais que chegaram ao posto de coronel, o coronel Leandro Geraldino Schappo atua como subdiretor de Pessoal e Chefe da Secretaria da Diretoria de Pessoal da corporação, e o coronel Emerson Fernandes, chefe da Divisão de Segurança Institucional do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Já nas últimas carreiras de praças, chegaram ao posto de subtenente, o subtenente Maicon Otto, que atua nos Programas Preventivos da PMSC em Timbó, e o subtenente Avelino dos Santos, comandante do Grupo Militar na cidade de Bom Jesus. Por ato de bravura foram promovidos seis policiais no Estado, sendo dois policiais a 2º sargento, três a graduação de 3º sargento e um a cabo.
Durante a solenidade, em Florianópolis, também ocorreu o ato de entrega da medalha “Lealdade e Constância”, criada para prestigiar os militares que, transferidos para a reserva remunerada ou reformados em decorrência do serviço policial, cumpram os requisitos para a concessão da honraria, e entrega da medalha “Cruz de Bravura Policial Militar”, concedida aos policiais que, no cumprimento do dever, se destacou por atos excepcionais de desprendimento, espírito de sacrifício, coragem e bravura, com risco de vida, devidamente comprovado.
O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou que “nós temos o Estado mais seguro do país, a cidade e a Capital mais segura do Brasil, ressalto aqui a ação e o esforço dos nossos polícias militares, que em serviço ou na folga estamos sempre prontos para a ação. Este é um dos momentos mais importantes na vida profissional e pessoal dos militares. A valorização na promoção busca reconhecer o empenho, a dedicação e os méritos dos policiais na manutenção da segurança e no bem-estar da população”.
Histórico das ocorrências referentes às promoções por Ato de Bravura
3° sargento Antônio Jamil de Toledo Júnior e 3º sargento Daniel Felipe Dalmarco, aos postos de 2º sargento
No dia 22 de novembro de 2021, os 3° sargentos Jamil e Dalmarco, pertencentes ao 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), ajudaram a resgatar diversas pessoas que foram vítimas da queda de uma calçada durante a realização de um evento de abertura do Natal, na galeria do rio Matias, cidade de Joinville.
A guarnição do sargento Dalmarco, foi uma das primeiras a chegar para atender a ocorrência, prontamente adentrou na galeria colapsada pelo desabamento para resgatar as pessoas que gritavam por socorro e resgatar possíveis vítimas debaixo dos escombros.
No dia 11 de agosto de 2022, o cabo Elienar que pertence ao 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM), na cidade de Maracajá, realizou o resgate de três pessoas, as quais estavam no interior de um veículo preso em área alagada devido à falta de escoamento do Rio Araranguá, em um período de fortes chuvas.
Sem acesso, por terra, o policial, em posse de uma pequena embarcação de alumínio, sem motor, tendo como propulsor um pequeno remo feito com bambu, remou, em local ermo e escuro, sem a utilização de colete salva vidas, nem qualquer conhecimento prévio de navegação.
Ao chegar próximo ao veículo alagado, conseguiu nadar e fazer a retirada das pessoas de dentro do automóvel, que já estava quase submerso, aguardando a chegada da equipe dos bombeiros, que só conseguiram chegar ao local (devido à falta de acesso pelas vias terrestres), duas horas após o ocorrido. O cabo Elienar também foi atendido por estar com sintomas de hipotermia.
Cabo Gabriel Pires, ao posto de 3º sargento
No dia 12 de fevereiro de 2022, por volta de 16h, na praia da Silveira, na cidade de Garopaba, em horário de folga, o cabo Gabriel Pires, pertencente ao 24º Batalhão de Polícia Militar, estava com sua família na praia quando percebeu um casal se afogando a uma distância de 200 metros de onde estava.
Logo em seguida, o policial foi ao mar, aproximando-se do homem e da mulher, tentou orientá-los, mas não conseguiu que eles nadassem ao seu encontro, em razão das fortes correntes marítimas.
Então, o cabo Gabriel pires nadou até onde estavam, realizando o salvamento da mulher, pois, não sabia nadar e estava quase se afogando, conseguindo leva-la até onde ela conseguia ficar em pé. Em seguida, o cabo Gabriel retornou novamente ao mar, agora para auxiliar o homem, que, com sua orientação, conseguiu nadar até sua direção, obtendo êxito nos salvamentos.
Cabo Danilo Fábio Souza Pensa e Soldado Julio César Evangelista, aos postos de 3º sargento e cabo respectivamente
No dia 13 de dezembro de 2019, a guarnição composta por cabo Fábio e soldado Júlio, pertencentes ao 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM), foram abordados por populares na saída do posto de abastecimento no centro da cidade de Camboriú, que informaram um ataque de abelhas contra as pessoas que passavam pela rua.
Chegando no local, foi observado pessoas sendo atacadas pelas abelhas, foi identificado também uma mulher que estava se debatendo e gritando por socorro, com o corpo sendo encoberto por um grande enxame de abelhas. Os policiais, mesmo sem portar equipamentos de proteção individual, no intuito de salvar a vida da mulher, desembarcaram da viatura policial, usando cobertura/boné e as próprias mãos para retirar centenas de abelhas, conhecidas como abelhas africanizadas, do corpo da mulher, conseguindo retira-la do local.
A vítima foi levada até o posto policial que estava próximo, para dar continuidade ao socorro. Ao todo, a mulher levou mais de 150 picadas e um dos policiais levou mais 30 picadas na cabeça.
Para conferir a lista dos oficiais promovidos, CLIQUE AQUI.
Para conferir a lista das praças promovidas, CLIQUE AQUI.
Texto: Equipe de Jornalismo/CCS
Fotos: 1º sargento Aurélio de Oliveira
Para conferir o álbum de fotos das solenidades no Estado, clique no nome das cidades abaixo:
Indaial
Curitibanos
Chapecó
Xanxerê
Concórdia
Mafra
Caçador
Imbituba
Içara
Herval d'Oeste
Joinville
Brusque