Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Serviço de Psicologia
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

 

SAÚDE
Atestado de Origem e ISO
Indenização de Auxílio Saúde
Odontologia da Polícia Militar
Serviço de Psicologia da PMSC
Indenização por Óbito ou Invalidez
Ressarcimento de Despesas Médicas
Isenção de Imposto de Renda
Melhoria de Reforma
Modelos de Documentos
Legislação

 

SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA PMSC

 

SERVIÇOS PRESTADOS

Para buscar soluções na área da saúde mental na Corporação, o Serviço de Psicologia presta variados serviços que podem se voltar mais diretamente aos militares, como as avaliações psicológicas ou atendimentos individuais ou em grupo. Pode atuar com instruções e campanhas, voltadas à prevenção em saúde mental. Ou ainda podem planejar ações de caráter organizacional, para gerenciar situações que extrapolam o âmbito individual. A seguir são descritos os serviços prestados e como acessá-los:

Atendimento psicológico individualizado

Como funciona: Sessões de psicoterapia baseado em conhecimento científicos na área da psicologia e pautadas pelos diretrizes do Conselho Federal de Psicologia.

Público-alvo: militar em adoecimento psicológico associado ao serviço policial militar.   

Como acessar: procura espontânea pelo canal dspspsicoatendimento@pm.sc.gov.br (ou email do psicólogo militar local) ou encaminhamento por parte de comandante imediato ou outro profissional de saúde.

 

Atendimento a Incidente Crítico

Como funciona: após acionamento por parte do comandante local, a equipe de psicologia entrará em contato para avaliar – individualmente ou em grupo – o impacto psicológico do incidente crítico para os militares envolvidos e tomar as devidas providências terapêuticas.

Público-alvo: militares envolvidos em incidente crítico

Como acessar: comandante da fração militar aciona serviço de psicologia pelo Formulário de Registro de Incidente Crítico no link: https://forms.gle/6w6KeM88EByVUJyp6 (ou  contato direto com psicólogo local)

 

Avaliação Psicológica

Como funciona: avaliação psicológica para fins de porte de arma ou outra finalidade necessária para a tomada de decisão relativa à aptidão psicológica dos militares.

Público-alvo: militares que necessitam ser avaliados por algum motivo ocupacional.

Como acessar:

Militares da ativa: encaminhamento de comandantes ou profissionais da formação sanitária para o canal dspspsicoavaliacao@pm.sc.gov.br (ou email do psicólogo militar local).
Militares da reserva: solicitação avaliação psicicológica pelo link: https://forms.gle/fHkRjkLyF7kqEydi6

 

Palestras, Instruções e Campanhas

Como funciona: seja no Centro de Ensino ou nos diferentes quartéis militares, os psicólogos podem atuar divulgando informações de valor por meio de palestras, instruções ou campanhas. Tais atuações também são pautadas pelo conhecimento científico e busca da divulgação de informações de valor para promoção da saúde mental do efetivo.

Público-alvo: militares estaduais

Como acessar: as palestras, instruções e campanhas são planejados antecipadamente pela equipe do Serviço de Psicologia. Caso o Comandante de fração militar tenha interesse em realizar algo nesse sentido com seu efetivo, contatar: dspspsicoch@pm.sc.gov.br ou psicólogo militar local.

Dinâmicas de grupo

Como funciona: dinâmicas de grupo são uma ferramenta que podem ser utilizadas pelos psicólogos em caso de a situação-problema envolver não apenas uma pessoa, mas um grupo ou guarnição militar. Nesse caso, o psicólogo poderá – caso julgue necessário – utilizar essa ferramenta para realizar sua intervenção.

Público-alvo: grupos ou guarnições militares

Como acessar: a decisão acerca da realização dessa ferramenta será do psicólogo militar local. Caso o comandante entenda haver uma situação mais ampla que necessitaria apoio da psicologia, ele pode informar ao psicólogo militar local ou pelo email dspspsicoch@pm.sc.gov.br.

Pesquisas e Atuações Organizacionais

Como funciona: a PMSC possui diversos desafios enquanto uma organização de trabalho, para isso o levantamento de informações e intervenções de caráter organizacional podem ser valiosas ferramentas para o aperfeiçoamento das condições de trabalho e estratégias de gestão da unidade.

Público-alvo: quarteis militares

Como acessar: O comandante de fração militar que considere a necessidade desse tipo de intervenção em sua unidade poderá notificá-la ao serviço pelo email dspspsicoch@pm.sc.gov.br ou ao psicólogo militar local para maiores informações.

ENDEREÇO E CONTATO DOS PSICÓLOGOS MILITARES, CLIQUE AQUI.