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Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
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O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.

No Brasil ele chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

MISSÃO

Capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e à violência, através de ações de polícia ostensiva de caráter educacional, realizadas por policiais militares habilitados, em instituições públicas, privadas e comunitária, integrando a PM, família e escola para valorização da vida e a construção de uma sociedade mais sadia, justa e feliz.

VISÃO

Ser reconhecido pela sociedade como programa de excelência em ações educacionais de capacitação para resistir às drogas e à violência.

VALORES

Responsabilidade, ética, profissionalismo, melhoria contínua, respeito à dignidade humana, integração, parceria e comprometimento.

OBJETIVOS DO PROERD

a. Conscientizar as crianças e os adolescentes quanto aos efeitos negativos do uso de drogas lícitas, ilícitas e prevenção às violências;
b. Fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes, mostrando opções de vida saudável, longe das drogas e da violência;
c. Sensibilizar as crianças e adolescentes para valores morais e éticos, que visualize a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz;
d. Esclarecer aos pais e/ou responsáveis quanto aos efeitos negativos das drogas e da importância do fortalecimento da estrutura familiar;
e. Prevenir a criminalidade, uma vez que, segundo dados estatísticos, uma grande parte dos crimes, especialmente os mais graves, com destaque para os homicídios, estão relacionados às drogas, direta ou indiretamente;
f. Preparar os Policiais Militares com técnicas pedagógicas adequadas para ministrarem aulas para crianças, adolescentes e pais e/ou responsáveis;
g. Ensinar e aprofundar os conhecimentos dos Policiais Militares quanto às drogas lícitas e ilícitas;
h. Fortalecer a interação entre a Polícia Militar e a comunidade, propiciando um clima de parceria e confiança, gerando informações e o cumprimento do papel social da Instituição.

CURRÍCULOS DO PROERD

O Proerd desenvolve suas atividades nas escolas com crianças e adolescentes e para isso, utiliza diferentes currículos, com a linguagem mais adequada para cada faixa etária.

PROERD KIDS

É realizado com crianças da Educação Infantil e Séries Iniciais. Para as aulas, o policial militar instrutor, utiliza cartazes atraentes que aguçam a curiosidade dos alunos. As crianças aprendem sobre segurança pessoal e algumas orientações sobre trânsito.

CAINDO NA REAL – 5º ANO

No currículo 5º ano, ”Caindo na Real”, os jovens aprendem a tomarem decisões seguras e saudáveis para suas vidas. Para esse currículo a aprendizagem socioemocional é trabalhada para o desenvolvimento de habilidades sociais com os alunos participantes.
Dessa forma, os alunos aprendem trocando experiências reais de seu cotidiano e trazendo para discussão na sala de aula.
Informações sobre drogas, pressão dos colegas e bullying são alguns dos assuntos bordados entre as 10 lições desse currículo.

CAINDO NA REAL - 7º ANO

De adolescentes para adolescentes. O programa, nesse currículo trabalha com uma linguagem no qual utiliza vídeos de adolescentes para fomentas as discussões e assuntos abordados com os adolescentes alunos do Proerd.
Recusar, Explicar, Abster-se e Livrar-se.
Essas palavras representam a estratégia de tomada de decisão trabalhada com os alunos do currículo. Desenvolvendo habilidades de comunicação e interação social.

ENSINO MÉDIO

O objetivo geral do currículo Proerd para o Ensino Médio é promover um debate entre os alunos acerca dos temas (propostos nas lições).
Lição 1: Sua Comunidade e as Percepções do Uso de Álcool e Outras Drogas
Aumentar o vínculo e o comportamento pós-sociais; diminuindo normas errôneas.
Lição 2: Consequências
Aumentar o conhecimento sobre efeitos e consequências; aumento da suscetibilidade percebida às consequências.
Lição 3: Razões para o uso de drogas e estratégias de resistência
Aumentar o conhecimento sobre alternativas;
Aumentar a autoeficácia para resistir à pressão
Lição 4: Ser um Upstander (Protagonista);
Aumentar a autoeficácia para ser um defensor


PROERD PAIS

Esse currículo é aplicado aos pais e membros da comunidade. Nele são abordados assuntos, trabalhadas informações sobre drogas, violência e adolescência, reforçando a importância de canais de comunicação abertos e o vínculo entre pais e filhos.

O PROERD EM SANTA CATARINA

Após participar de um encontro do CNCG – Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, no ano de 1998 em São Paulo, o então comandante do Comando do Policiamento do Interior, Coronel PMSC Cláudio José de Barros tomou conhecimento do referido programa.

No Estado de Santa Catarina, foi implementado, primeiramente, no 6° Batalhão de Polícia Militar, sediado no município de Lages. Começava,então, no dia 16 de março de 1998, com três Instrutores - o 2º Tenente PM Otávio, o Sargento PM Wolff e o Sargento PM Donizete - na Serra Catarinense o PROERD de Santa Catarina. Dell’Antônia (1999: 36) afirma que, no segundo semestre do mesmo ano, este se estendeu para a cidade de Chapecó e atendeu, naquele ano, quatro mil, quinhentos e sessenta e duas crianças e adolescentes.

Com a missão de “Capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e à violência, através de ações de polícia ostensiva de caráter educacional, realizada por policiais militares habilitados, em instituições públicas, privadas e comunitárias, integrando Polícia Militar, família e escola para a valorização da vida e a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz” (planejamento estratégico 2009) o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd vem, a cada ano, atingindo índices que tem chamado a atenção de muita gente.

Ao longo dos 26 anos de existência em Santa Catarina foram muitos os avanços do programa.
Especialmente, relacionado à quebra de paradigmas, tornando policiais militares altamente treinados para atuarem nas mais diversas situações, após um novo treinamento, aptos a serem educadores sociais e referências positivas às crianças. Algo muito divergente ao que se acreditava ser a missão da instituição. 

Os resultados dos dois primeiros anos foram tão significativos que fizeram com que a PMSC se transformasse em Centro de Treinamento do D.A.R.E. fora dos Estados Unidos. Santa Catarina tornara-se, no ano de 2000, o 4º Centro de formação de instrutores Proerd do Brasil, juntando-se com as Polícias Militares do Estado do Rio de Janeiro ( onde tudo começou), São Paulo e Distrito Federal e tendo já nos anos seguintes, assumido a frente dos trabalhos no país inteiro e tornado referência internacional em formação pelo DARE Internacional (ONG que administra o programa em nível mundial).

Sob a coordenação de Santa Catarina foram formados policiais para para atuarem no Proerd em mais de 24 Estados da federação.

Com qualidade na formação já consolidada, chegara um novo momento: O da necessidade de um choque de gestão onde o foco agora seria voltando à atenção para a execução do programa no Estado catarinense.

Com as trocas de governos e, consequentemente de comandos, a coordenação precisou estabelecer algo que, de forma estratégica, possibilitasse que o Programa se tornasse algo de Estado, e não algo simplesmente institucional ou de governo. Então, se iniciou em 2007 um estudo detalhado sobre o Proerd em Santa Catarina. Um Diagnóstico minucioso onde nem a menor cidade do Estado escapou.

Agora voltado para a qualidade do programa em sua execução gerou a necessitade da busca pela melhoria contínua de todos os processos produtivos, principalmente com uma maior capacitação pedagógica e intelectual dos instrutores.
Os encontros, que ocorriam desde o ano de 1999, se tornaram Seminários Estaduais com palestras, cursos, oficinas temáticas e com a realização destes eventos nos melhores centros de convenções do Estado, oportunizando qualidade ainda maior na formação. Tanto o é que diversas repartições da PMSC utilizaram o modelo Proerd de eventos para aperfeiçoar os seus.

Com resultado das ações iniciais o programa atingiu marcas fantásticas. Os números do programa chegaram a patamares gigantescos, gerando a necessidade de uma gestão mais profissional, confiável e técnica destes dados. Então, em 2009, nasce o SisProerd – Sistema de Gestão do Proerd da PMSC.

O SisProerd, único do gênero no país e que, inclusive, vem sendo estudado pelo governo federal para ser padronizado a todas as policiais militares do Brasil. Com o SisProerd foi possível recuperar as informações do período de 1998 à 2008 e contabilizá-los aos dos anos vindouros. As mudanças geradas pela criação do SisProerd foram tão significativas que obrigou à Coordedoria Executiva reestruturá-lo por completo, sendo lançado em 2014 o novo SisProerd, agora chamado de SisProerd 2.0.

Já no primeiro ano do Sistema, os dados registrados oportunizaram ao comando geral da PMSC firmar uma parceria inédita com o Governo do Estado: Foi assinado o Decreto 2817/2009 que confirmara o PROERD como Política de Estado, e institucionalizando o mesmo, possibilitou o repasse de recursos que cobririam 100% do custo programa.

Estes recursos deveriam, devem e deverão ser repassados pelas Secretarias de Estado da Saúde, Educação e Segurança Pública no início de cada ano letivo. De acordo com o decreto, as três secretarias assumem o repasse de aproximadamente 33,33% do custo estabelecido para cada criança de 5º ano, totalizando, na epóca R$ 10,00 por criança/ano. Atualmente o valor não passa de R$13,00.

Com este ato, o Proerd da Polícia Militar de Santa Catarina se tornava autosuficiente.

Mas a instituição ainda possuía outra grande meta a ser atingida. Além das metas de 80% estabelecidas quando da instituição do Plano de Comando, estava na iminência de conhecermos “A Criança UM MILHÃO”.

 

 

E Tudo deu certo! Durante o ano de 2013 a coordenadoria Estadual contabilizou 87,65% de todos os alunos de 5º ano de toda a rede de ensino do Estado, e além disso, atentamente, acompanhou cada criança que era inserida no sistema pelos instrutores. Uma a uma eram registradas... o montante, que no início do ano rondava a casa dos 960.000 alunos, estava cada vez mais próximo do tão esperado "aluno 1.000.000".

A cidade do sul do Estado, distante 230 km de Florianópolis, com uma população de um pouco mais de 13.000 habitantes, onde 95% da população é de descentes de italianos entrou para a história do Proerd catarinense. O aluno um milhão era da cidade de Nova Veneza.

Guilherme Bortolotto Peritto, estudante do 5º ano da Escola Julieta Torres Gonçalves, no Distrito de São Bento Baixo, filho de uma professora da rede pública de ensino e de um motorista de caminhão foi a criança de nº 1.000.000 a ser registrada no Sistema de Gestão do Proerd (SisProerd).
Guilherme foi apresentado ao público durante o 14º Seminário Estadual do Proerd, realizado no Thermas Resort-Itá, na cidade de Itá (SC).

Para a Polícia Militar de Santa Catarina, o aluno Guilherme é um dos "marcos" mais importantes de sua história, por poder representar os catarinenses que já passaram pelas salas de aula da Rede de Ensino, onde um dos mais de 800 instrutores, durante estes 26 anos, tiveram a oportunidade de repassar ensinamentos, a um público, com o objetivo de tornar a nossa sociedade mais segura e muito mais responsável.

Nestes 26 anos estivemos em 265 cidades de 295. Gostaríamos de estar em todos mas isso ainda não é possível.

Em 16 de Março de 2024 o Proerd catarinense completa 26 anos de História, e até o momento, foram contabilizados 1.693.944 catarinenses orientados para dizer não às drogas e à violência por estarem aptos a tomarem decisões saudáveis, seguras e responsáveis.

Nós somos o Proerd. Nós somos a Polícia Militar de Santa Catarina.