Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Cadetes realizam visita técnica ao Canil e à Cavalaria


Os cadetes do 2º Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizaram uma visita técnica ao Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria) e à Companhia de Policiamento com Cães (Canil), em São José e vinculados ao Comando de Missões Especiais (CME). A visita foi realizada nesta quinta-feira, 21.

Durante a visita ao Canil, os cadetes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as técnicas de utilização de cães como instrumentos de policiamento, especialmente no faro de drogas e armas e na busca e captura de suspeitos. Além disso, exploraram aspectos científicos da Cinotecnia, área de estudo dedicada ao treinamento e desenvolvimento dos animais para atividades no âmbito policial militar.

O cão de polícia é, acima de tudo, versátil, pois reúne força e submissão, é agressivo sob  comando e sociável por natureza, o melhor amigo do homem e extremamente importante para a atividade policial.

No mesmo dia, os cadetes visitaram o Regimento de Polícia Militar Montada, onde conheceram o projeto de Coudelaria da Cavalaria, situado em São Pedro de Alcântara. Nesse local, são realizadas as atividades de criação, reprodução e seleção de cavalos destinados às diversas áreas de atuação da unidade, visando o melhor desenvolvimento genético e a economia de valores na instituição. 

O emprego de cavalos na Polícia Militar tem suas raízes no Exército. Graças à sua versatilidade e força, esses animais podem ser utilizados em diversas situações, como resgates durante enchentes, em equoterapia e no controle de distúrbios civis. Além disso, desempenham um papel crucial em grandes eventos, incluindo partidas de futebol, shows musicais e manifestações públicas. 

As visitas dos cadetes mostram a importância de conhecer as unidades especializadas, pois proporcionam uma visão detalhada da estrutura e da realidade dessas unidades. Essa experiência apresenta aos futuros oficiais as ferramentas de apoio disponíveis para o exercício do comando, além de orientar sobre o emprego adequado dessas unidades, considerando suas especificidades.