Carmem sempre teve o sonho de seguir a carreira militar, sonhava em servir a Marinha do Brasil. Foi nesse momento em que seu tio, 1º sargento da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), conhecedor do sonho de Carmem em ingressar na carreira militar, lhe informou que estava aberta as inscrições para o concurso na primeira turma de mulheres da PMSC.
Ela ingressou na carreira militar no ano de 1983, na primeira turma de policiais femininas do Estado de Santa Catarina. Após formada, a então sargento Carmem Lúcia, relata que todo policiamento feminino foi concentrado em Florianópolis, trabalhando na área operacional, apoiando as mulheres, idosos e crianças. “Por se tratar de uma novidade, ter mulheres na PMSC, a população olhava com estranheza”, lembrou Carmem Lúcia.
Na sequência de sua carreira, trabalhou na Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (Dalf), no Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria), trabalhou como ronda na cidade de Biguaçu, prestou serviço no Hospital da Polícia Militar (HPM) e finalizou sua carreira no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires.
Para a subtenente, o momento mais difícil de sua carreira foi quando chegou a hora de assinar a reserva remunerada e entregar todos os seus materiais, era o fim do sonho de uma menina. “Agradeço à PMSC pela oportunidade, que apesar das dificuldades enfrentadas, sinto-me realizada”, finalizou