A 2ª Companhia do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Gravatal, realizou na terça-feira, 28, a formatura de 229 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia aconteceu no Salão Paroquial do Sagrado Coração Jesus e foi conduzida pelos policiais instrutores sargento Jefferson Francisco dos Santos e cabo Rene dos Santos Luciano.
O evento contou com a participação de alunos de sete escolas, sendo a Escola Geraldina Maria Tavares, Escola Fernando José Cardoso, Escola Catequista Joana Pendica, Escola José Cardoso De Aguiar, Escola Joaquim Cardoso Duarte, Escola Professora Naide Guedert Teixeira e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Município. Ao todo, 229 alunos dos 3º, 4º e 5º anos participaram do programa ao longo do trimestre.
Dois marcos significativos foram celebrados durante a solenidade, a formatura das primeiras turmas kids e a primeira turma da Apae. As turmas kids, compostas por alunos do 3º e 4º anos, receberam o currículo adaptado para suas idades, oferecendo valiosas lições de segurança e responsabilidade de forma lúdica e educativa. Para a turma da Apae, foi aplicado o currículo do 5º ano, com adaptações pedagógicas que resultaram em um desempenho altamente positivo.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a apresentação artística do aluno da Apae, Vitor Garcia Da Rosa, que cantou uma música, tocando os corações de todos os presentes e contagiando a plateia com sua energia.
Os formandos também realizaram o juramento Proerd, comprometendo-se perante autoridades, familiares e a comunidade a manterem-se longe das drogas e da violência. Após o juramento, os alunos receberam os certificados de conclusão do curso.
A comandante da 2ª Companhia do 35º BPM, major Cinthia Mendes Leandro, parabenizou os alunos, suas famílias e educadores, destacando o sucesso do programa. "Os valores e ensinamentos adquiridos serão fundamentais para a construção de um futuro mais seguro e saudável para todos", afirmou a major.
Sobre o programa: O Proerd catarinense completou 26 anos de história em 16 de março de 2024, tendo orientado 1.693.944 catarinenses a dizerem não às drogas e à violência, capacitando-os a tomarem decisões saudáveis, seguras e responsáveis. Em Gravatal, o programa foi implantado em 2001 e, desde então, formou 1.128 alunos.