Nesta quinta-feira, 9, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) lançou a campanha Sinal Vermelho 2023 nas unidades do 8º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), com sede em Tubarão. A ação consiste na divulgação de canais de denúncias às mulheres em situação de violência doméstica.
O objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso de denúncia à vítima que, de seu domicílio, não consegue denunciar a violência sofrida, e, ao conseguir se afastar, dirige-se a um local seguro onde será feito o acionamento adequado.
A letra "X", escrita na mão da mulher, de preferência na cor vermelha, funciona como um alerta e sinal de denúncia de forma silenciosa e discreta, de situação de violência. Conscientizando a quem perceber o sinal na mão de uma mulher, a procurar a polícia e ajudar a identificar o eventual agressor.
Os trabalhos contam com a participação ativa dos policiais militares integrantes da Rede Catarina de Proteção à Mulher para inserir informações sobre a campanha nas palestras, atendimentos e reuniões, além da divulgação junto aos órgãos públicos, estabelecimentos comerciais, imprensa e público em geral, para o correto acionamento da Polícia Militar nesses casos.