A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou neste domingo, 2, a Operação Eleições 2022, que atendeu, até às 17h, 118 ocorrências, sendo 23 por realizar propaganda política de qualquer natureza no dia das eleições; 12 por descumprimento de procedimentos para apuração eleitoral; 66 por boca de urna; 12 por promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais; uma por utilização no dia das eleições de alto-falantes e amplificadores de som ou promoção de comício ou carreata; duas por impedir ou embaraçar o exercício do voto; uma por compra de voto; e uma por violar ou tentar violar o sigilo do voto. Ao todo, foram realizados 25 termos circunstanciados.
A Operação Eleições 2022 foi planejada entre a PMSC e Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e contou com 5.300 policiais que fiscalizaram 3.226 locais de votação e seu entorno em todo o Estado.
Para o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, as eleições de 2022 foram uma das mais tranquilas da história de Santa Catarina.
Os policiais militares estiveram nas ruas, nas proximidades dos locais de votação, atuando na garantia da preservação da ordem pública e, em caso de necessidade, atuaram para reprimir possíveis crimes relacionados ao pleito. Seja através de denúncias realizadas pelo 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão e pelos policiais presentes nos locais de votação, a PMSC averiguou todas as denúncias recebidas de crime eleitoral.