A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) assinaram nessa semana o termo de cooperação técnica para o compartilhamento de informações, experiência e metodologias relativas à preservação e à divulgação da memória histórica. Neste sentido, os órgãos poderão ter acesso a documentos de cada parte, em favor da estruturação e organização do Memorial Histórico da PMSC, preservando assim o patrimônio histórico-cultural do Estado de Santa Catarina.
Participaram da assinatura, realizada na sede do Poder Judiciário, em Florianópolis, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa e o presidente do PJSC, desembargador Altamiro de Oliveira.
Com prazo indeterminado, o presente acordo, visa valorizar a história da PMSC e do PJSC, que são instituições públicas seculares, responsáveis pela guarda e pela preservação de artefatos e documentos que retratam parcela significativa da história de Santa Catarina e do Brasil.
“O intuito principal é que as instituições possam trocar experiências. Estamos reorganizando o nosso Museu Major Lara Ribas e recuperando parte de nossa história. Recentemente incluímos em nossa galeria de comandantes o retrato do primeiro comandante-geral da PMSC, Alferes Joaquim Antônio de São Thiago”, afirmou o coronel Pelozato.
Texto: Marcelo Passamai