Na noite da última segunda-feira, 2, no Ginásio Municipal Artenir Werner, em Rio do Sul, ocorreu a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade iniciou às 19h30 e foi presidida pelo subcomandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Egon Ferreira Platt Hemann. Mais de 500 crianças, de 16 escolas, formaram-se na segunda turma do Proerd de 2019.
No município, o programa iniciou no ano 2000. Em todo o estado, nos mais de 20 anos de história, mais de 1,35 milhão de alunos concluíram o curso de prevenção.
Neste ano tivemos um aluno especial: João Everton Alberton, do Colégio Sinodal Ruy Barbosa, que nasceu sem os braços. Apesar das dificuldades, aprendeu a fazer tudo com pés e tocou violão junto com o seu instrutor, soldado Cleber Custódio Maciel.
Após cantarem a canção, os estudantes, acompanhados de seus instrutores, realizaram o juramento do Proerd, para se manterem longe das drogas e da violência. Ainda na ocasião, as melhores redações receberam premiações. Houve também sorteio de bicicletas. O prefeito municipal de Rio do Sul, José Thomé, fez o uso da palavra, enaltecendo o programa e encerrando a solenidade.