Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Dia Estadual da Mulher Policial Militar é celebrado em Santa Catarina


Em 10 de Fevereiro é comemorado o Dia Estadual da Mulher Policial Militar, instituída pela Lei nº 16.546, de dezembro de 2014. A data remete a criação do primeiro Pelotão da Polícia Militar Feminina em Santa Catarina, em 1983.

Os desafios das mulheres na instituição são inúmeros, sendo assim, o objetivo da data é homenagear as policiais femininas que dedicam a vida na profissão para preservar a ordem e a segurança pública.

Atualmente a PMSC conta com o efetivo de 960 mulheres, entre oficiais e praças, que estão na ativa. Uma destas praças é a 3º sargento Laila Elis da Silva, que ingressou na Polícia Militar com apenas 18 anos, formada no Curso de Formação de Soldado em 2006, e cursou o Tático Policiais em 2008.

“Ser policial militar é a realização de um sonho, desde criança sonhava em vestir essa farda. Meu avô materno era policial militar e faleceu em serviço, porém, sempre ouvi muitas histórias das ocorrências atendidas e ele sempre foi um herói para minha família. A Polícia Militar é mais do que a minha profissão, ela representa a minha história, pois a PMSC é minha segunda família, meus melhores amigos estão aqui, minhas maiores conquistas foram aqui e é aqui que vivo grande parte das minhas maiores alegrias”, ressaltou a sargento Laila.

Atuando na área da saúde da Polícia Militar de Santa Catarina, a capitão Ariana Lebsa Weber, realizou o curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, aplicando o protocolo do TCCC (Tactical Combat Casualty Care), que são os cuidados de primeiros socorros adotados em área de guerra. Esse protocolo é adotado pelo Exército Americano e pela OTAN, sendo ministrado no Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro em 2019.

“Ser militar da PMSC é ter orgulho de trabalhar numa instituição que protege os cidadãos catarinenses. Sinto-me honrada também de ensinar os atendimentos pré-hospitalar convencional e tático para os militares em formação (soldados, sargentos e cadetes) e atualização desses conhecimentos para os demais militares dos batalhões. Também realizamos atendimento médico pericial, avaliando a capacidade laboral do militar e questões técnicas legais de saúde ocupacional”, destaca a capitão Ariana.

Com diversas prisões e apreensões, destaca-se na corporação a Choqueana 33.  A soldado Flavia de Souza é formada no Curso de Operações de Polícia de Choque – COPC/2019, do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal, e nos cursos de Radiopatrulha e Patrulha Urbana da PMSC, sendo todos de cunho operacional.

“Sempre fui uma menina sedentária, que começava algo e nunca terminava. A Polícia Militar me trouxe disciplina, resiliência e descobri em mim uma mulher muito forte. Entrei na instituição com o propósito de ser referência e fazer diferença onde atuo, mostrando para as mulheres que forem ingressar que é possível conquistar seu espaço dentro da PM. Busquei os cursos operacionais pois foi a área policial que mais me identifiquei, pois somos capazes do impossível quando realmente queremos algo”, relatou a soldado Flavia.

Popularmente conhecidas como “Fems”, as policiais militares da PMSC atuam com muita força, coragem e desempenho, merecendo um dia dedicado em respeito ao comprometimento na missão de servir em prol da sociedade catarinense, mesmo com o risco da própria vida.