Está sendo realizada hoje (02), na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Criciúma, o Exame de Avaliação de Saúde do Concurso Público para admissão no Curso de Formação de Soldado (CFSd) da PMSC. , que tem previsão de início das aulas para 14 de setembro deste ano.
Esse é a terceira fase do concurso, e trata da realização de exames, pessoalmente com o policial militar especialista da área da saúde, e da apresentação de exames, já previstos em edital, como hemograma completo; triglicerídeos; parcial de urina; eletrocardiograma de repouso; audiometria tonal com laudo; radiografia bucal panorâmica com laudo; entre outros.
Aproximadamente 240 candidatos compareceram na sede do 9º BPM, lembrando que existem requisitos exigidos para que os candidatos possam seguir concorrendo as vagas, como por exemplo não ter completado a idade máxima de 30 anos até o último dia de inscrição no concurso público; não ter sido condenado por crime doloso, com sentença condenatória transitada em julgado; possuir peso proporcional à altura; possuir altura não inferior a 1,65 metros para candidatos do sexo masculino e 1,60 metros para candidatas do sexo feminino; possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH); não possuir tatuagem ou pintura em extensas áreas do corpo ou em partes expostas ao público quando do uso de uniformes militares de qualquer modalidade, sendo vedadas aquelas que representem símbolos ou inscrições alusivas a ideologias contrárias às instituições democráticas ou que incitem a violência ou qualquer forma de preconceito ou discriminação; entre outros.
O concurso visa selecionar candidatos para o desempenho das funções de Soldado no Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM), sendo oferecidas 500 vagas, referente a este edital atual, acrescidas de 158 vagas não preenchidas em concurso público anterior. No total, são oferecidas 658 vagas.
O Curso de Formação de Soldados terá duração de aproximadamente oito meses e poderá ser realizado nos seguintes municípios: Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, Rio do Sul e São Miguel do Oeste.
Ainda acontecerão cinco fases antes que estes candidatos sejam considerados aprovados no Concurso Público e sejam incluídos nas próximas turmas que realização o CFSd.
(Texto e imagens: soldado Davi Appel da Silva, Comunicação Social do 9º BPM)