Na tarde desta segunda-feira, 6, foi realizado no Salão Nobre do Comando-Geral, em Florianópolis, uma solenidade em homenagem aos policiais militares que se destacaram no decorrer do ano de 2023 e também para aqueles que foram acometidos pelo coronavírus em cumprimento da missão.
Prestiginado a solenidade, estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o chefe de Estado-Maior-Geral da PMSC, coronel Jailson Aurélio Franzen, comandantes regionais, convidados civis e militares.
Na ocasião, 28 policiais militares, de cada unidade regionalizada do Estado e das guarnições especializadas receberam uma homenagem do comandante-geral, tendo em vista os notáveis serviços desenvolvidos em momentos cruciais e demonstraram notável habilidade e comprometimento, agindo com destemor e determinação para garantir a ordem pública e o bem-estar da nossa comunidade.
Na ocasião, também foram lembrados dos homens e mulheres de coragem que diariamente encararam os momentos difíceis da pandemia atuando na linha de frente, em que as pessoas não poderiam sair de suas casas e a PMSC estava atuante para garantir a ordem pública.
No decorrer dos dois anos de pandemia, muitos policiais militares acabaram sendo contaminados em virtude disso, alguns tiveram graves complicações e sobreviveram e infelizmente sete militares foram à óbito em virtude da covid-19.
Durante a solenidade, cinco policiais militares que passaram por um longo período de internação e sobreviveram ao vírus, foram homenageados em nome de toda a corporação, recebendo uma moeda "Challenge Coin".
Desta maneira, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, em sua fala aos homenageados destacou a importância da preparação policial, da garra, do orgulho em vestir a farda todos os dias “ é preciso valorizar e reconhecer aqueles que diariamente estão nas ruas, combatendo a criminalidade e protegendo a sociedade e também aqueles que passaram pela pandademia” finalizou.