Nesta primeira quinzena de abril de 2020 o 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron), que é sediado em Chapecó, foi contemplado com a notícia da decisão final que incrementou a reserva de armas da unidade. São 36 pistolas, calibre 9mm, que serão diretamente empregadas em ações de combate à criminalidade na região.
A destinação só ocorreu após toda a fundamentação legal e comprovação das condições gerais, que foram canalizadas por ofícios do comando do 2º Batalhão à Justiça Federal e ao Exército Brasileiro. As tratativas começaram ainda em 2018, mas, devido a alguns entraves legais, a decisão só pôde ser tomada após uma mudança na legislação federal.
A apreensão das armas ocorreu no dia 23 de novembro de 2018, em uma operação conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que resultou na abordagem de um veículo GM Captiva que saiu do Paraná e pretendia alcançar o Rio Grande do Sul e passou por Chapecó.
As armas estavam escondidas no para-choque e nas portas do veículo.
Além das 36 pistolas calibre 9mm, também foram apreendidos 73 carregadores para as armas; dividididos em 10 da marca Taurus (modelo 809), sete da marca Canik (modelo TP9 DA), sete da marca Zigma (modelo PX9), 12 para pistolas da marca Girsan modelo MC 28, todas novoss e sem numeração aparente.
As armas agora serão encaminhadas a um armeiro autorizado pela Polícia Federal para colocação da numeração e brasões no padrão que a PM já utiliza em suas armas.