A Central de Videomonitoramento Urbano de Orleans foi oficialmente inaugurada na manhã desta quarta-feira (18), pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC). A central está instalada nas dependências da sede da Polícia Militar, onde estão conectadas e ativadas dez câmeras, distribuídas em pontos estratégicos da cidade.O investimento de R$ 250 mil é proveniente de uma parceria entre o município e a SSP, através do programa Bem-Te-Vi - Segurança por Videomonitoramento. A ferramenta auxilia tanto na prevenção quanto na investigação, auxiliando diretamente no combate ao crime.
Estavam presentes o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara (Geic), tenente-coronel Darci Rodrigues Junior, o comandante da 2ª Companhia da Geic, 1º tenente Daniel Comerlatto, o prefeito municipal, Marco Antônio Bertoncini Cascaes, o delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz, a promotora de Justiça da comarca de Orleans, Lara Zappelini Souza, o comandante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Orleans, 1º sargento BM João Carlos de Araújo, além de vereadores, imprensa e demais autoridades locais.
O tenente-coronel Darci Rodrigues Junior, destacou que as câmeras distribuídas na cidade multiplicam os olhares dos policiais militares. “O delinquente, ao saber que está sendo monitorado, vai evitar circular nos locais com câmeras. Se ele for ousado e resolver transgredir a lei, através do monitoramento, a Polícia Militar poderá dar uma pronta resposta para a ação desse delinquente, saber a fisionomia dele, para que lado se deslocou e qual veículo utilizou. A Polícia Civil também terá benefícios na investigação. Sendo assim, as forças policiais poderão garantir mais segurança à sociedade”, pontuou.
O secretário estadual de Segurança Pública, por sua vez, enfatizou as dificuldades encontradas na Segurança Pública, citando o grande problema da falta de efetivo.
Já para o prefeito de Orleans, a sensação é de segurança e gratidão. “A tecnologia se associa à segurança. Com certeza, a população de Orleans está mais confiante,” concluiu.