Nesta semana houve mudança na maneira com que a Cavalaria do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) atua na cidade de Criciúma. O policiamento montado, até então realizado em praças no período noturno, agora passa a ser feito durante o dia, com maior foco em locais com maior circulação de pessoas, próximos ao comércio, às escolas, e ainda prestará apoio nas ocorrências ordinárias atendidas pelas viaturas da radiopatrulha (RP) do 9º BPM.
Segundo o capitão Mário Luiz Silva, comandante da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT), as atividades do policiamento montado passarão a serem mais bem percebidas pela comunidade em geral, assim como inevitavelmente inibirão as ocorrências de crimes contra o patrimônio, pois passarão a atuar em locais em que os furtos são mais frequentes.
Ressalta ainda o Capitão, que o policiamento a cavalo é uma modalidade bastante simpática e eficaz para se manter a garantia da ordem pública, pois o conjunto homem e cavalo se mostram próximos das pessoas de bem, sem deixar de lado a nítida força repressora que esta espécie de policiamento comporta.
(Texto: capitão Mário Luiz Silva, comandante da CPT/9ºBPM | Fotos: soldado Davi Appel da Silva, Comunicação Social do 9º BPM)