A Polícia Militar em Brusque divulgou, durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 13, o balanço anual das principais ocorrências atendidas em 2019. Os números apontam uma redução satisfatória nos indicadores de criminalidade quando comparados com os anos de 2017 e 2018.
Destaque para a redução dos índices de homicídios, que nos dois últimos anos teve 100% dos casos solucionados, enquanto a média brasileira de resolutividade é de aproximadamente 10% e a estadual de 60%. Em 2018, foram seis homicídios, e, em 2019, esse número baixou para cinco, resultando em uma taxa de homicídios de 3,7 por 100 mil habitantes, índice de países de primeiro mundo.
Na área do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que abrange os municípios de Brusque, Gaspar, Ilhota, Guabiruba e Botuverá, foram contabilizados 22 homicídios, resultando em uma taxa de 8,9 crimes por 100 mil habitantes. Já o crime de furto teve uma redução de 25%, em relação a 2018. O crime de roubo, por sua vez, teve uma diminuição de 17%.
Da mesma forma, cabe ressaltar que foram apreendidas 29 armas de fogo e presos 1.853 criminosos, onde boa parte deles por envolvimento com o tráfico de drogas, crime este que influencia no aumento de todos as demais modalidades criminais.
Ainda durante a coletiva, o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, também ressaltou outros resultados positivos, com foco no combate ao tráfico de drogas, que elevaram os números de prisões e de apreensões neste último ano.
"O resultado da redução nos indicadores de criminalidade é reflexo da dedicação e engajamento dos policiais que integram o 18º BPM, além do congraçamento como os demais órgãos que compõem a segurança na nossa região (PM, PC, CBM e GTB). E, assim, com essa grande parceria e credibilidade desses órgãos, aliados com o apoio da comunidade em geral, proporcionamos mais segurança e tranquilidade à sociedade", comentou o oficial.