Na tarde desta quarta-feira, 15, policiais militares do 16° Batalhão de Polícia Militar (BPM), integrantes do programa institucional Rede Catarina de Proteção à Mulher, promoveram uma operação de trânsito voltada para a divulgação dos trabalhos e prevenção da violência doméstica e familiar no município de Palhoça.
Durante a operação, foram entregues informativos a todas as mulheres abordadas. Esta ação irá ocorrer durante o mês de março em pontos estratégicos da cidade.
A Rede Catarina de Proteção a Mulher é um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, pautado na filosofia de polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher. O programa tem como finalidade proteger e orientar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a partir de visitas preventivas e da fiscalização de medidas protetivas de urgência.
No 16º BPM o programa Rede Catarina é desenvolvido desde o ano de 2018. No ano de 2022, foi realizada diversas atividades voltadas à fiscalização de medidas protetivas de urgência, bem como eventos para divulgação do programa e conscientização da população e demais órgãos da administração pública de Palhoça.
Em 2022, o programa acompanhou 602 mulheres, sendo realizadas 920 visitas preventivas, visando fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência, além de diversas ações com foco na prevenção à violência doméstica, como, por exemplo, o evento em alusão ao Agosto Lilás, que reuniu mulheres acompanhadas pelo programa Rede Catarina para um café e uma roda de conversas sobre a prevenção da violência doméstica contra à mulher.
Junto ao programa Rede Catarina, há o projeto Protetores do Lar, que é uma ação que busca a conscientização e prevenção dos atos de violência no âmbito familiar, principalmente por meio da contribuição à formação da personalidade e caráter de jovens e adolescentes que estão ingressando na vida adulta.
Ao longo do ano, o projeto ministrou palestras aos servidores que atuam nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Na oportunidade, os policiais militares do 16º BPM apresentam o programa Rede Catarina aos servidores que atuam diretamente com pessoas socialmente vulneráveis, e que se deparam, nos atendimentos, com situações de violência doméstica.
Em atuação de maneira ostensiva, em 2022 a guarnição do Rede Catarina do 16º BPM libertou uma mulher que estava sendo mantida em cárcere privado pelo companheiro. A vítima estava no local há mais de dois meses sofrendo diversas agressões durante este período. A guarnição prendeu o homem em flagrante e auxiliou a vítima em todos os procedimentos para obtenção da medida protetiva de urgência. Além disso, PMSC também atua no atendimento de diversas ocorrências de violência doméstica, detendo agressores em flagrante e auxiliando as vítimas.