Na manhã de sábado, 13, policiais militares do 16° Batalhão de Polícia Militar (BPM), ao receberem ocorrência através da Central Regional de Emergência (CRE), deslocaram-se até o bairro Caminho Novo, em Palhoça, onde detiveram um homem por descumprimento de medida protetiva de urgência e por crime previsto na lei Maria da Penha.
Os policiais militares, ao chegarem no local dos fatos, conversaram com a vítima que possui medida protetiva contra o próprio filho e relatou que ele apareceu em sua residência e começou a chutar a porta. Diante da situação, tentou fugir de casa, mas o filho lhe segurou e tentou estrangulá-la com um fio de carregador de telefone, após isso começou a agredir com chutes. Quando conseguiu sair de casa, pediu ajuda aos vizinhos que chamaram a polícia militar.
Ao apurar os fatos, a guarnição realizou buscas no interior da residência onde localizou o agressor no sótão, este não acatou as ordens emanadas pelos policiais militares, sendo necessário usar o espargidor de gás para fazer a imobilização e detenção.
Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados para as autoridades competentes para os procedimentos legais.