A Polícia Militar Ambiental (PMA), através de suas unidades em Joaçaba e Concórdia, realizou nesta sexta-feira, 25, operação conjunta com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Polícia Militar e a Vigilância Sanitária do município de Água Doce, com intuito de fiscalizar estabelecimentos comerciais, restaurantes e supermercados.
Nas ações foram fiscalizados produtos de origem animal sem procedência, com foco principal no combate ao abate clandestino de animais para o furto de carne, modalidade de crime tipificado como abigeato.
Flagradas irregularidades, os infratores foram notificados e orientados; e os produtos apreendidos. Cerca de 15 kg de carne de gado, sem procedência, foram destinadas imediatamente ao aterro da Cidasc.
Em ato contínuo, durante a noite e a madrugada de sábado, 26, as guarnições da Ambiental realizaram patrulhamento na zona rural de Água Doce e Vargem Bonita.
Durante uma abordagem foi flagrado, no interior de um veículo, cães utilizados na caça, radiocomunicadores, GPS e o transporte de carne de animal abatido sem autorização. Diante dos fatos, os procedimentos legais cabíveis foram aplicados aos infratores.