As principais técnicas de defesa pessoal utilizadas na Polícia Militar de Santa Catarina foram reavaliadas na última semana, durante o 1º Workshop de Defesa Pessoal da PMSC, realizado no Centro de Ensino da PM, em Florianópolis.
Policiais, com conhecimento em diversas artes marciais, discutiram e revisaram conceitos, condutas e as técnicas mais eficazes.
Durante o encontro, sugerido pelo Comando-Geral da instituição, as principais técnicas repassadas aos alunos, durante os períodos de formação e qualificação, foram discutidas por uma comissão, composta por oficiais e praças que ministram instruções pelo Estado, e também por integrantes do quadro docente do quartel-escola.
Os conteúdos programáticos previstos no Plano de Ensino da disciplina foram revisados e atualizados, com o objetivo de sistematizar o método de instrução da Defesa Pessoal Policial, bem como homologar as técnicas fundamentais e mais úteis a serem repassadas.
A redução no número excessivo de técnicas e variações também foi um dos objetivos do encontro, o que possibilita uma maior assimilação e padronização das posições executadas.
Da mesma forma, o novo manual propõe um incremento na simulação dos confrontos reais, como ponto importante nas aulas, o que também capacita os alunos para situações mais críticas e eventuais enfrentamentos.
Para isso, a comissão, coordenada pelo major Miguel Ângelo Silveira, que é o atual coordenador da disciplina no CEPM, reviu e ajustou as técnicas preconizadas, de forma que os novos planos de aulas, daqui em diante, permitam que sejam sistematizadas e implementadas as novas linhas de Defesa Pessoal Policial, dentro dos padrões estabelecidos no novo Plano de Ensino.
Importante destacar o apoio e a iniciativa do comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, que, preocupado com uma melhor capacitação dos policiais, fomentou o encontro e a revisão dos conceitos e técnicas ensinadas. O diretor de Ensino da PMSC, coronel Dionei Tonet, também assentiu e aprovou a atualização da disciplina.