Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Vinte novos aspirantes a oficial são formados em solenidade realizada na Capital


CLIQUE AQUI PARA VER A GALERIA DE FOTOS

Vinte novos aspirantes a oficial estão à disposição da sociedade catarinense. Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizada no Centro de Ensino da PM, em Florianópolis, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e entrega dos espadins aos cadetes do 2º CFO.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade, como o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de Brigada Richard Fernandez Nunes, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm, o diretor de Instrução e Ensino, coronel José Aroldo Schlichting, a procuradora geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, em exercício, Vera Lúcia Ferreira Copetti, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Onir Mocelin, além de outras autoridades civis e militares, amigos e familiares dos formandos e imprensa.

ENTREGA DOS ESPADINS

Foi realizada a entrega dos espadins aos 44 cadetes do 2º período do Curso de Formação de Oficiais. O espadim, também chamado de Sabre de Tiradentes, é conferido ao cadete da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT) como símbolo da honra policial militar, em reverência e culto à memória do mártir da inconfidência mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” - patrono da Polícia Militar. Ele marca o ingresso do cadete na vida acadêmica policial militar e visa firmar o compromisso dos cadetes com a academia, berço de sua formação policial militar, jurando obediência, zelo, respeito e disciplina no seu aprimoramento físico, moral e intelectual.


Formandos do 4º CFO efetuam a devolução dos espadins, que os acompanharam desde o 2º Período

O cadete Gabriel Cavalett, primeiro colocado no 1º período do CFO, recebeu o espadim das mãos de sua madrinha e das autoridades presentes e, na sequência, os demais cadetes receberam o Sabre de Tiradentes.

Após receberem o espadim, os cadetes prestaram compromisso perante o Pavilhão Nacional.

HOMENAGEM

Os 20 cadetes da turma “Senador Luiz Henrique Da Silveira” passaram por dois anos de intensos estudos e, agora, foram declarados aspirantes a oficial, estando preparados para o cumprimento de inúmeras missões no campo da polícia ostensiva e da preservação da ordem pública.
O nome de turma é uma homenagem dos formandos ao senador Luiz Henrique da Silveira, pela sua dedicação e serviços prestados a corporação e ao povo catarinense. Blumenauense, Luiz Henrique era reconhecido por sua capacidade de articulação, tendo recebido o título de cidadão honorário em mais de 90 municípios catarinenses. Faleceu em 10 de maio de 2015, vítima de uma parada cardiorrespiratória, enquanto se recuperava de uma fratura.
Como forma de materializar a homenagem, os formandos Tyago Venâncio da Silva e Vitor Parr Corrêa, juntamente com comandante da APMT, tenente-coronel Marcos Vieira, e o comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique, entregaram uma lembrança para a esposa do senador Luiz Henrique da Silveira, Ivete Appel da Silveira, que prontamente acolheu o pedido dos formandos, cedendo o nome à turma.


ENTREGA DAS PREMIAÇÕES POR MÉRITO INTELECTUAL

Com o objetivo de premiar o esforço e dedicação daqueles que se destacaram no decorrer do curso, nas várias áreas de conhecimento, foram concedidos os seguintes prêmios:

* Prêmio Ministério Público, conferido ao primeiro colocado na área de direitos humanos, aspirante a oficial Pablo de Freitas Oliveira, entregue pela procuradora geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, em exercício, Vera Lúcia Ferreira Copetti.

* Prêmio Bombeiro Militar, conferido ao primeiro colocado nas disciplinas de bombeiro militar, aspirante a oficial Jardel da Silva, entregue pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Onir Mocelin.

O aspirante a oficial Elton Roussenq Garcia recebeu quatro prêmios pelo seu desempenho acadêmico:
* 1 - Prêmio Tribunal de Justiça (primeiro colocado na área de ciências jurídicas), entregue pelo desembargador Nelson Schaefer Martins;
* 2 - Prêmio Assembleia Legislativa (
primeiro colocado na área de ciências humanas e sociais), entregue pelo tenente-coronel Valdez Rodriguez Venâncio;
* 3 - Prêmio Secretaria de Segurança Pública (
primeiro colocado nas disciplinas policiais), entregue pelo secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba;
* 4 - Prêmio 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (
primeiro colocado nas disciplinas militares), entregue pelo comandante 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de Brigada Richard Fernandes Nunes.

O aspirante a oficial Elton Roussenq Garcia também foi o primeiro colocado da turma, na classificação geral do curso, com média 9,8478, e foi agraciado com a medalha “Alferes Tiradentes” e com o prêmio Feliciano Nunes Pires, representado pela espada símbolo do oficial, ambos concedidos pelo governador do Estado.

JURAMENTO E COMPROMISSO

Na sequência, os demais cadetes receberam a espada de seus padrinho e madrinhas, prestando posteriormente o compromisso, perante o Pavilhão Nacional, de dedicar-se inteiramente ao serviço policial e à sociedade catarinense.

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, e o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, fizeram o uso da palavra e parabenizaram os formandos, destacando a relevância da missão que escolheram e que, agora, passarão efetivamente a exercer.

Agora, os 20 aspirantes passarão pelo estágio de seis meses nas diversas unidades da PM pelo Estado e, após o período, serão declarados 2º Tenente, primeiro posto do oficialato na Corporação.

(Publicado por aluno cabo Ezequiel Onedi Debortoli, com fotos do 3º sargento Paulo Henrique Rodrigues de Santana, subtenente Saulo Almeida Batista e agente temporária Dandara Ticiane de Lima :: CCS)