O 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) fez a exposição de duas viaturas antigas e clássicas neste final de semana, 6 e 7, quando foi realizado em Lages, o 8º Encontro de Carros Antigos e Clássicos Veteran Car. Foram expostos o veículo FIAT 147, de Lages, que ganhou o troféu de destaque do evento, e o veículo VW Fusca, de Blumenau (10º BPM).
As viaturas foram utilizadas pelos policiais militares até o final dos anos 80, no policiamento motorizado, em Santa Catarina.
Empregados no serviço de radiopatrulha pela Polícia Militar de Santa Catarina, o FIAT 147 e o VW Fusca foram ocupados por até cinco policiais, com a missão de dar maior celeridade no atendimento de ocorrências geradas pelo 190.
Haviam dois modelos do FIAT 147, um com utilização total de até cinco ocupantes, com banco traseiro, e outro modelo para apenas dois ocupantes, com compartimento para carga de presos (caixa).
No ano de 2019, esse veículo foi totalmente restaurado, passando a ser empregado exclusivamente em exposições e grandes eventos, como o tradicional desfile de 7 de setembro.
As viaturas estão equipadas com os acessórios utilizados na época, como giroflex e sirene, tudo em perfeito funcionamento, além de ostentar as cores e adesivos padrões das viaturas PMSC da época.
O FIAT 147 foi amplamente utilizado pelas Polícias Militares do Brasil entre o período de 1976 a 1989.
Já o VW Fusca, pertencente ao 10° BPM, foi um dos primeiros veículos utilizados no policiamento motorizado em Blumenau.
Marcando o início do serviço de Radiopatrulha (RP) pela Polícia Militar de Santa Catarina, essa viatura tinha como missão de atender toda a população. Hoje permanece para exposição por todo o estado.
Apelidado de “Baratinha” e admirado pela agilidade e fácil manutenção, o VW FUSCA foi amplamente utilizado pelas Polícias Militares do Brasil entre o período de 1963 a 1987.