Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Unidades de ensino de Porto União aderem ao programa Rede de Segurança Escolar


A 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Porto União, entregou nesta terça-feira, 9, a última placa de identificação do programa Rede de Segurança Escolar para as unidades de ensino da cidade. Com isso, todas as escolas municipais, estaduais e particulares, além de instituições de ensino técnico, superior, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos e da Fala (Apadaf) aderiram ao programa.

Durante os últimos dias, aconteceu um ciclo de palestras onde o comandante da 2ª Companhia do 3º BPM, major Paulo Ricardo Galle, visitou as instituições de ensino visando orientar toda a comunidade escolar sobre a Operação Minha Escola e sobre a Rede de Segurança Escolar.

Além disto, as unidades de ensino receberam a visita dos policiais militares para consultoria preventiva, sendo preenchidos relatórios de análise sobre os aspectos estruturais e não estruturais do local, em sequência acontecerá uma análise técnica e minuciosa dos resultados, gerando assim um feedback a fim de auxiliar na elaboração do Plano de Contingência e Segurança, ou seja, um documento formal no qual estão descritos todos os protocolos a serem adotados em caso de crise, principalmente no que concerne ao terrorismo doméstico.

A próxima fase será capacitar os gestores e professores para serem multiplicadores nas unidades de ensino do protocolo ‘’Fugir – Esconder – Lutar’’, sendo uma etapa extremamente importante para evitar que os profissionais da escola sucumbam ao agressor no momento do possível ataque terrorista. O principal objetivo desse treinamento será possibilitar aos colaboradores das unidades uma reação rápida, planejada e eficaz, cujo objetivo é evitar os danos até a chegada da Polícia Militar.