Na última quarta, 19, em São Miguel do Oeste, ocorreu a troca de comando das duas organizações policiais militares (OPM) sediadas no município, o 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron) e a 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira (RPM/Fron).
A solenidade presidida pelo subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Claudio Roberto Koglin, contou com a presença de autoridades, convidados e familiares que prestigiaram os atos de passagem de comando.
O tenente-coronel Marcelo de Wallau da Silva passou o comando do 11º BPM/Fron ao tenente-coronel Jailson Aurelio Franzen, que passa a ser o responsável pelas ações de policiamento ostensivo nos 35 municípios da fronteira catarinense, além de ser o gestor de diversos programas preventivos implantados na região.
Em seguida, o tenente-coronel Alexandre dos Santos Cabral passou o comando da 9ª RPM/Fron para o tenente-coronel Marcelo de Wallau da Silva, que deixou o comando do batalhão para assumir a importante função de gestor estratégico das ações da Polícia Militar em toda a região da fronteira, além de representar a corporação junto ao programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).
O ato de promoção ao posto de coronel do tenente-coronel Alexandre dos Santos Cabral foi realizado na ocasião, que, na solenidade, também assinou seu requerimento de ingresso na reserva remunerada da corporação por ter cumprido mais de trinta anos de serviço junto a Polícia Militar. Em seguida foi feita a inauguração dos retratos dos comandantes substituídos que ficarão expostos nas galerias de ex-comandantes de cada quartel.
Em seu pronunciamento, o subcomandante-geral agradeceu aos comandantes pelo serviço prestado à frente das unidades e em especial ao coronel Cabral pelos anos de dedicação e serviços prestados à Polícia Militar de Santa Catarina, e desejou sucesso aos novos comandantes em suas novas missões. Por fim, a tropa desfilou em continência aos novos comandantes e os convidados foram recepcionados pelos novos comandantes.