A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na noite desta terça-feira, 12, a solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) – 2023. O evento foi realizado no auditório da Secretária de Segurança Pública, em Florianópolis.
Receberam os certificados de conclusão do CAO - 2023, com especialização lato sensu em Gestão de Ordem Pública, 30 capitães da PMSC. A turma ficou denominada 1º tenente Gabriella Nogueira Leal Cataneo, in memoriam, em homenagem a policial que foi merecedora de diversos elogios por serviços prestados e ações meritórias, as quais seguem registradas em sua ficha de conduta como prova de dedicação e comprometimento com o serviço policial militar.
O CAO - 2023 tem como missão dar continuidade na formação profissional, científica e acadêmica dos oficiais intermediários, possibilitando que os mesmos adquirissem conhecimentos, habilidades e atitudes para tornarem-se agentes ativos e críticos, no âmbito sociocultural e no âmbito institucional da corporação militar, com vistas a aprimorar suas competências para os desempenhos de cargos e funções inerentes aos postos de major e tenente-coronel.
O curso teve a carga horária de 360 horas, onde os policiais foram incentivados à pesquisa científica, à análise, ao planejamento e ao desenvolvimento da atividade profissional, atuando nas atividades de polícia ostensiva, de preservação da ordem pública e na execução de atividades de defesa civil.
Na ocasião, estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade, coronel Marledo Egídio Costa, o chefe da Casa Militar do MPSC, coronel Marcelo Egídio Costa, dentre outras autoridades civis e militares.
Na oportunidade, o aluno do CAO – 2023, capitão Alan Pereira Wiggers, primeiro colocado do curso com a média geral 9,963, recebeu um prêmio da Associação Osmar Romão da Silva (Acors). Além disto, também foi agraciado com a medalha de mérito intelectual “Major Idelfonso Juvenal”, concedida ao oficial da corporação que obtiver a primeira colocação com média geral igual ou superior a 9 (nove), no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Durante a formatura, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, e o chefe do Estado-Maior-Geral da PMSC e paraninfo do CAO – 2023, coronel Jailson Aurélio Franzen, receberam das mãos dos formandos uma recordação da turma, como forma de gratidão.
Clique aqui e confira a galeria de imagens da formatura.
Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana/CCS