O coronel Ricardo Alves da Silva é o novo diretor de Instrução e Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O ato de posse aconteceu nesta terça-feira, na sede do Comando-Geral, em Florianópolis. O coronel Fábio José Martins deixa a diretoria para assumir a Casa Militar do Tribunal de Justiça.
Com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, do subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga, o coronel Ricardo Alves da Silva tomou posse da diretoria e ressaltou o seu compromisso com a formação dos policiais como um dos “principais pilares para a realização qualificada do trabalho realizado”.
O coronel Fábio, em sua despedida, lembrou que foram quase dois anos na diretoria e enfrentou o nesse período a pandemia da Covid-19, criando novos protocolos de segurança. O coronel aproveitou para agradecer o esforço de todos os quadros da diretoria. Nesse período em que o coronel Fábio esteve na direção foram formados 42 oficiais, 207 sargentos, 600 cabos e 1309 soldados no período.
O comandante-geral, coronel Marcelo Pontes agradeceu ao trabalho realizado pelo coronel Fábio à frente da diretoria de Instrução e Ensino da PMSC e desejou ao coronel Ricardo sucesso na nova missão. “Temos que cada vez mais incentivar a formação e a qualificação da nossa tropa”, afirmou. Nesse sentido, aproveitou a oportunidade para dar ao novo diretor dois novos desafios: a criação do curso de trânsito para oficiais e de um núcleo de formação de praças no Oeste catarinense.
Currículo
O coronel Ricardo Alves da Silva iniciou na PMSC em 1990 e concluiu o curso de formação de oficiais em 1993.
Formado em Segurança Pública com especialização em Ciências Sociais, Gestão e Segurança no Trânsito, em Administração Pública e em Gestão Pública com ênfase a atividade de Bombeiro.
O coronel Ricardo é autor de 4 obras, intituladas: Tudo que você precisa saber sobre as infrações de trânsito; Infrações de trânsito e processo administrativo; Levantamento do local de acidente de trânsito; Infrações de trânsito comentadas.
Como oficial superior na PMSC exerceu as funções de subcomandante e comandante do 20º batalhão, em Concórdia, comandante do 2º batalhão, em Chapecó, comandante interino do 4º comando regional, em também em Chapecó e comandante do 7º comando regional de polícia militar, em Blumenau.
Atualmente exercia o cargo de chefe da Casa Militar da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.
Texto: Marcelo Passamai
Fotos: Sargento RR Paulo Henrique de Santana e Equipe CCS