Bem-Te-Vi

Toma posse a nova diretora de Saúde e Promoção Social da PMSC

A coronel Arlene Souza Silva Villela é a nova diretora da Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O ato de posse aconteceu nesta quinta-feira, 15, na sede do Comando-Geral, em Florianópolis. O coronel Zelindro Ismael Farias deixa a diretoria para assumir o cargo de Controlador-Geral da PMSC, em solenidade que está marcada para acontecer na sexta-feira, 16, às 17 horas.

Com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, do Chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jardel Carlito da Silva, e demais autoridades civis e militares, a coronel Arlene tomou posse da diretoria e ressaltou o seu compromisso com a nova função que passa a assumir na corporação.

Durante o uso da palavra o coronel Zelindro Ismael Farias ressaltou que “fico muito agradecido em ter sido o diretor da DSPS e por todo apoio recebido enquanto estava em frente desta direção. É uma diretoria de grande importância em nossa instituição e na saúde de cada policial militar, principalmente nos momentos de pandemia o qual passamos. Quero desejar que a nova diretora tenha uma gestão com muito sucesso e, sempre que precisar, poderá contar com meu apoio”.

O comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, agradeceu ao trabalho realizado pelo coronel Zelindro à frente da Diretoria de Saúde e Promoção Social e ressaltou a grande importância desta diretoria para os cuidados da saúde do policial militar e na valorização dos homens e mulheres que trabalham diuturnamente servindo em prol da sociedade.

A Diretoria de Saúde e Promoção Social foi criada através do Decreto nº 1.513, de 21 de abril de 1988, substituindo a antiga Diretoria de Saúde e Assistência Social (DSAS). No decorrer da existência, a unidade tem contribuído de forma significativa em numerosas ações sociais e de saúde, visando o bem-estar dos militares estaduais e seus dependentes.

Currículo da Coronel Arlene

A coronel Arlene Souza da Silva Villela ascendeu ao posto atual em 11 de agosto de 2022. Incluiu na PMSC em 18 de agosto de 1992 na companhia de Polícia Militar Feminina após Curso de Formação de Soldados (CFSD). Em 1993 passou no vestibular passando a cursar o Curso de Formação de Oficiais até 29 de novembro de 1996, quando foi declarada aspirante-a-oficial, turma “coronel Celito Pedro Eyng”.

Além dos cursos de formação, aperfeiçoamento de oficiais e superior de Polícia Militar, a coronel Arlene possui o curso de graduação em pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, o curso de Uso da Informação em Gestão de Segurança Pública, curso de Introdução a Atividade de Inteligência e curso de Multiplicador de Polícia Comunitária.

Como oficial superior exerceu as funções de chefe da Divisão de Ensino da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), chefe do Estado-Maior do 12º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), em Jaraguá do Sul. Atualmente exercia função na subchefia do Estado-Maior da PMSC.

Como aspirante comandou o primeiro pelotão feminino do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Chapecó, atuou junto a direção do Hospital da Polícia Militar e foi presidente do Conselho Estadual de Direitos das Crianças e Adolescentes e secretária de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina.

Em sua carreira foi agraciada com diversas condecorações dentre as quais destacam-se os brasões de mérito pessoal de 3ª, 2ª e 1ª categorias, medalha do 12º CRPM, medalha do 14º BPM, medalha comemorativa 30 anos da Polícia Feminina. A medalha corpo de tropa categoria bronze, medalha comemorativa aos 170 anos da Polícia Militar, medalha centenário do coronel Lara Ribas, as medalhas de mérito por tempo de serviço nas categorias bronze e prata, e a medalha do mérito policial militar coronel Lopes Vieira.

Clique aqui e confira a galeria de imagens da solenidade.

Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Rodrigues de Santana / CCS