A Polícia Militar de Santa Catarina recebeu, na tarde desta quarta-feira, 16, a Tocha do Fogo Simbólico e participou da solenidade de entrega de Diplomas de Amigo da Liga da Defesa Nacional. A cerimônia foi realizada no Jardim Daniel Guedes, na sede do Comando-Geral da PMSC, em Florianópolis.
A corrida do Fogo Simbólico de 2022 iniciou com o acendimento da tocha nas instalações do Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada para o posterior acendimento no desfile Cívico Militar do Dia da Independência, sendo um evento tradicional da Liga da Defesa Nacional, realizado anualmente na Capital do Estado.
Como forma de agradecimento pelos serviços prestados pela PMSC, a Liga da Defesa Nacional, representada pelo presidente da instituição em Santa Catarina Bruno Ribeiro da Silva, entregou ao comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, a Tocha do Fogo Simbólico, para que, ano que vem, a tocha saia do quartel do comando-geral.
Para o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, “este é mais um dos momentos importantes para guardar na história da nossa Corporação. Quero agradecer todos que ajudam nesse trabalho magnífico em prol do nosso patriotismo e a honrosa guarda da Tocha do Fogo Simbólico, para que no próximo ano possamos fazer a corrida que já é tradição em Santa Catarina”.
Durante a solenidade, também aconteceu a entrega de Diplomas de Amigo da Liga da Defesa Nacional aos colaboradores da Corrida do Fogo Simbólico na Semana da Pátria de 2022. O título é conferido em reconhecimento aos esforços e dedicação a todos que contribuíram com os objetivos da instituição, em demonstração de amizade, no empenho de divulgar e promover o civismo e o patriotismo.
De acordo com o presidente da Liga da Defesa Nacional no Estado, Bruno Ribeiro da Silva, “gostaria de agradecer e parabenizar a todos que de certa forma contribuíram para que a corrida do Fogo Simbólico da Pátria de 2022 ocorresse e, em especial, a todos os que receberam o diploma da Lida da Defesa Nacional. Gostaria de agradecer à PMSC por aceitar o convite para que ano que vem o fogo simbólico saia desta organização militar e acendimento no desfile civíco-militar”.
A Liga da Defesa Nacional é uma instituição cívico cultural, fundada em 7 de setembro do ano de 1916 pelo poeta Olavo Bilac e tem como objetivo permanente: "Estimular o patriotismo consciente e coesivo; propagar a instrução primária, profissional, militar e cívica; defender, com disciplina, o trabalho; com a força, a paz; com a consciência, a liberdade; e, com o culto ao heroísmo, a dignificação da nossa história e a preparação do novo porvir".
Clique aqui e veja mais fotos da solenidade.
Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira/CCS