A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na sexta-feira, 21, a solenidade de homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono das polícias militares e civis brasileiras. A cerimônia aconteceu na sede da Academia da Polícia Militar da Trindade (APMT), localizada em Florianópolis.
A mesma solenidade foi realizada em todas as unidades da PMSC no Estado. Em todas foi colocada uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Em Florianópolis, o evento contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do sub-comandante da APMT, coronel Reginaldo Rocha de Souza, além do ex-comandante-geral, coronel da reserva Sidney Carlos Pacheco e comandantes regionais e dos seu respectivos batalhões.
O comandante-geral da PMSC parabenizou a todos os policiais militares de Santa Catarina. “Nosso Estado é reconhecido nacionalmente como um dos mais seguros do País. E isso nos dá muito orgulho, como cidadãos que todos nós somos e como policiais”, afirmou.
Patrono - Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono das policias militares e civis brasileiras, lutou pela Independência do país, em um período em que vivíamos sob o domínio e a exploração de Portugal. Tudo era refletido na opressão fiscal, nos impostos extorsivos, na corrupção e nos desmandos das autoridades lusitanas.
Tiradentes honrou, com sua própria vida, valores éticos e morais, valores estes inerentes à atividade policial militar. Embora este movimento de libertação não tenha atingido seus ideais, a participação de Tiradentes foi um importante fator na formação da nação brasileira.
Seu exemplo serve de motivação na labuta diária e no cumprimento de diversas atribuições policiais, tanto na superação de obstáculos, como na garantia dos direitos à igualdade, à segurança, à liberdade e à vida.
Clique AQUI e veja todas as fotos!
Texto: Marcelo Passamai
Fotos: 1º sargento da RR Aurélio de Oliveira/CCS