Na segunda-feira, 10, aconteceu no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis, a passagem de comando da chefia da Casa Militar do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE). O tenente-coronel João Paulo Herbst Vieira assume no lugar do coronel Ademar Casanova que passou na oportunidade para a reserva remunerada.
A solenidade contou com a presença do comandante-geral PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do chefe do Estado-Maior-Geral da PMSC, coronel Jailson Aurélio Franzen, e do conselheiro do TCE, Wilson Rogério Wan-Dall, entre outras autoridades civis, militares e demais convidados.
Ao coronel que deixa o cargo, o comandante-geral, coronel Pelozato, agradeceu os trabalhos realizados e as ações positivas enquanto exercia as funções. O coronel Casanova recebeu a Medalha do Mérito Rodoviário e de Lealdade e Constância pelos serviços prestados à corporação.
Já ao novo chefe da Casa Militar TCE, desejou sucesso e relatou que conhece a competência e capacidade técnica do tenente-coronel Herbst para o cargo de chefia “As funções militares exercidas em todos os Poderes são de suma importância para a organização cívica e de ordem e de exemplo público para Santa Catarina”, afirmou o comandante-geral.
Currículo tenente-coronel João Paulo Herbst - O tenente coronel João Paulo Herbst Vieira iniciou na PMSC no dia 20 de fevereiro de 1998 e concluiu o Curso de Formação de Oficiais em 2000, quando foi declarado aspirante a oficial.
Durante o oficialato, além dos cursos de formação e aperfeiçoamento de oficiais, o tenente-coronel Herbst realizou os cursos de Táticas Policiais Avançadas (2001), curso de Força Tática (2003), o curso de Operações Especiais (2005), curso de Operações Cobertas “Undercover Operations” (2019), curso Internacional para Oficiais Superiores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Lisboa (PT -2020) e o curso de Tráfico y Seguridad Vial na Espanha (2021).
Possui especialização em Combate e Prevenção ao Crime e Administração em Segurança Pública. O tenente-coronel Herbst, como oficial superior na PMSC, exerceu as funções de relações institucionais na Secretaria de Articulação Nacional em Brasília, foi chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento Rodoviário e coordenador estadual do Corpo de Temporário de Inativos da Segurança Pública.
Em sua carreira militar foi agraciado com numerosas condecorações, dentre as quais se destacam o Brasão de Mérito de 3ª, 2ª e 1ª categorias, medalha de 30 anos de Operações Especiais, medalhas por tempo de serviço nas categorias bronze e prata, medalha de mérito do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais, medalha comemorativa aos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Clique aqui e confira as imagens da solenidade.
Texto: Marcelo Passamai
Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana/CCS