Após enfrentar uma das piores enchentes em outubro de 2023, a cidade de Taió foi agraciada com um evento festivo organizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) para fortalecer o ânimo e a moral da comunidade. Denominado “Quartel Aberto”, a ação realizada na sexta-feira e sábado, 12 e 13, contou com oficinas, apresentações e a alegria da banda da PM, O Piano Catarinense.
Em meio aos momentos de angústia, a PMSC se destacou não apenas pela manutenção da Ordem Pública, mas também por sua atuação humanitária, realizando resgates e fornecendo ajuda essencial aos cidadãos necessitados.
Com o objetivo de homenagear os militares e levar alegria para a sociedade, na sexta-feira (12) foram realizadas entregas de elogios aos militares que se destacaram por cada ato de coragem e serviço exemplar durante o exercício de suas funções. Neste dia, a cidade também foi agraciada com a apresentação da Banda de Música da PMSC, o Piano Catarinense, que além de demonstrar um vasto repertório, interagiu com todos os presentes.
Já no sábado (13), diversas unidades da corporação elaboraram uma série de atividades no pátio do Terminal Rodoviário Júlio Pretti. Uma das atividades em destaque é a atuação do Companhia de Policiamento com Cães (Canil) que se destaca não apenas pela simpatia pelos cães, mas também pelo excepcional desempenho em diversas operações, como policiamento em áreas desportivas e busca de entorpecentes.
Os presentes puderam assistir atividades simuladas pelas guarnições com o cão de faro. O K9 Sparta, demonstrou suas habilidades em busca e captura, o qual utiliza a técnica do “mantrailing” para localizar pessoas perdidas ou criminosos em fuga. Além disto, os cães de faro da corporação possuem habilidades em farejar, guardar e proteger.
O evento ofereceu diversas oficinas e exposições, incluindo a distribuição de cartilhas com temas infantis sobre proteção ambiental, distribuição de mudas nativas, exposição de equipamentos (viatura, embarcação, drone, outros) e exposição oral realizado pela Polícia Militar Ambiental.
Já a Polícia Militar Rodoviária, além de divulgar as ações de educação para o trânsito, além de uma atividade lúdica com o Projeto Transitolândia, onde as crianças puderam dirigir quadriciclos (pedal) e carrinho elétrico em uma pista montada, tendo a oportunidade de vivenciar a experiência de serem motoristas e pedestres em um mini trânsito, de maneira segura e controlada, além de interagir com a sinalização e demais entes da via.
A ação também foi agraciada com a presença do Esquadrão de Polícia Montada da PMSC (Cavalaria). Sendo uma das unidades mais antigas da corporação, os cavalos e os militares realizaram atividades de volteio, demonstrando não apenas suas habilidades e treinamento, mas também a proximidade da Polícia Militar com a comunidade, podendo os presentes montarem e darem uma volta com os animais.
Por fim, quem não poderia faltar neste evento para animar a presença da criançada, foi o mascote do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o Leão Daren. Com atividades lúdicas e alegria, o programa busca ensinar para as crianças os riscos e consequências que o uso de drogas lícitas e ilícitas trazem para a vida, ajudando a criança a desenvolver sua autoestima e promover a tomada de decisões seguras e saudáveis.
O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, esteve presente e destacou que “essa iniciativa representa o nosso compromisso com o bem-estar da população. Atuamos diariamente na segurança das nossas pessoas e queremos sempre essa integração entre a polícia e comunidade, pois essa proximidade é preponderante para os bons índices que temos alcançado em questão de Ordem Pública, sendo reconhecido como o Estado mais seguro do país”.
Clique aqui e confira as fotos do evento.
Fotos: 1° sargento da reserva remunerada Aurélio de Oliveira. CCS/QCG.