Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

SOS Desaparecidos participa de evento em São Paulo


Na última sexta-feira, 30, policiais militares de Santa Catarina, participaram de um evento na capital paulista, São Paulo, representando o S.O.S Desaparecidos em um evento denominado Dia internacional do desaparecimento forçado.

A cerimônia, organizada por Ivanise Esperidião, fundadora da Organização não governamental (ONG) Mães da Sé, uma das mais importantes do Brasil sobre o tema, teve como objetivo destacar a importância de buscar justiça e esclarecimento para as famílias que sofrem com o desaparecimento de entes desaparecidos.

Os policiais militares capitão Leonardo Rincon Stankiewicz Baccin e cabo Guilherme de Andrade Cândido, do S.O.S Desaparecidos representaram a PMSC como a única polícia militar do Brasil que possui um setor destinado à busca e localização de pessoas desaparecidas e deixaram a mensagem de que é possível realizar um trabalho eficaz e que atenda os anseios da sociedade.

Após o evento os policiais visitaram o Smart Sampa, uma central de monitoramento da prefeitura de São Paulo que segue padrões internacionais. Em operação há apenas 50 dias no local visitado, a central já alcançou resultados impressionantes, com mais de 15 pessoas desaparecidas encontradas, mais de 80 foragidos da justiça localizados, com 15 mil câmeras em funcionamento, muitas com reconhecimento facial.

Na oportunidade os policiais puderam conhecer as tecnologias e compartilhar ideias sobre a integração de sistemas, tal como o Sistema Nacional de Identificação e Localização de Desaparecidos (Sinalid), um sistema aberto e disponível às instituições e que pode fornecer um banco de dados robusto (92 mil pessoas cadastradas) ao Smart Sampa.