Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Solenidade na Capital forma 364 novos sargentos da PMSC


Uma cerimônia repleta de emoção e reconhecimento marcou a conclusão do Curso de Formação de Sargento (CFS) 2023.2 da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 21, na Academia de Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis, formou 364 policiais militares oriundos das mais diversas unidades da instituição.

Os alunos, agora 3º sargentos da PMSC, foram formados pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap) da APMT, estando aptos e prontos para o cumprimento de inúmeras missões, bem como comandar, conduzir e orientar as respectivas frações de tropa.

A turma homenageou o 3º sargento Ronel Silva Neto, falecido em serviço no dia 23 de novembro de 2019 após ser atropelado, juntamente com o filho, às margens da rodovia SC-108 em Joinville. O homenageado deixou dois filhos e sua esposa Vanessa Ferreira da Silva, que também se formou 3º sargento da Polícia Militar.

O Curso de Formação de Sargento foi realizado dentro da filosofia de ordem pública, implantada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. Com uma carga horária de 510 horas/aula, distribuídos em três meses, os policiais aprovados passaram por instruções, estágios, escalas de serviço e operações no campo da ordem pública.

O primeiro colocado da turma com média 9,94, na classificação geral do CFS, sargento Jean Alex Leineker, foi agraciado com o prêmio Associação de Praças do Estado de Santa Catarina, gratificação esta, conferidas ao primeiro colocado no curso de formação. Além disto, o primeiro colocado recebeu a medalha Feliciano Nunes Pires, categoria ouro, conforme previsão do Decreto 25.555 de dezembro de 1984.

Na oportunidade, foram realizadas diversas premiações pelo esforço e dedicação daqueles que se destacaram no decorrer da formação, em várias áreas de conhecimento, como Direitos Humanos, Disciplinas Policiais e Disciplinas Militares.

A solenidade contou com a presença do comandante-geral PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do subcomandante-geral da corporação, coronel Alessandro José Machado, chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, diretor da APMT, coronel Marledo Egídio Costa, do comandante da Escola Superior de Formação de Praças (Esfap) e paraninfo da turma, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho, e demais autoridades civis, militares e imprensa.

O comandante-geral PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, ressaltou que “a formatura no CFS é uma grande vitória pessoal e profissional na vida de cada policial. Essa capacitação mostra que, além de valorizar nosso efetivo, estamos sempre preparados para cuidar das pessoas de Santa Catarina, que é um povo ordeiro e trabalhador. Parabéns para todos os formandos”.

Clique aqui e confira o álbum de fotos da solenidade.

Texto: Soldado Pedro Francisco da Costa Neto

Fotos: 1° sargento RR Aurélio de Oliveira/CCS