A manhã desta sexta-feira, 22, foi especial para os alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2018/2019. Durante a formatura semanal, realizada pela Diretoria de Instrução e Ensino (DIE), ocorreram os tradicionais atos de passagem do Estandarte do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) à praça mais antiga do CFS.
Na ocasião, o subtenente Fausto Júnior Medeiros, praça mais antiga servindo na unidade, passou o Estandarte do CFAP ao sargento-aluno Hilário Appel, do 2º Pelotão/1ª Companhia do CFAP. Com 31 anos de serviço na corporação, o sargento-aluno Appel passará a ser uma referência para os demais alunos e passará a ocupar lugar de destaque, permanecendo à esquerda da Bandeira Nacional, sempre que a tropa do CFAP estiver formada.
Durante a solenidade, o sargento-aluno Darlan Fagherazzi (2ºPel/2ªCia/CFAP), na leitura de sua alocução intitulada “Estandarte do CFAP: uma história de tradição e importância” destacou a simbologia do estandarte, afirmando que “é um símbolo que reflete valores, como lealdade, justiça e comportamento ético, exaltando as qualidades que o policial deve ter”.
Além disso, a diretora de Ensino da PM, coronel Claudete Lehmkuhl, acompanhada da oficial que responde pelo comando do CFAP, major Naíma Huk Amarante, entregaram as referências elogiosas aos policiais que se destacaram pelo desempenho técnico-profissional no cumprimento de suas missões.
Os homenageados foram o capitão Lucas Jacques da Silva, o subtenente Márcio Luiz Drummond Moutinho, o 2º sargento Paulo Fernando Meirinho Boamar e o aluno-sargento Bruno José Hoffmann (4º Pel/1ª Cia/CFAP).
Após participar da solenidade, o aluno-sargento Tiago Zytkuewisz Rosa (4º Pel/2ª Cia/CFAP), destacou a importância do ritual militar de passagem do Estandarte e das homenagens: “Ela faz parte da nossa história, das nossas tradições. Sinto orgulho em poder demonstrar o respeito aos nossos símbolos e em sentir o reconhecimento pelo bom trabalho prestado pelos policiais que foram homenageados”, afirmou.
Ao final da solenidade, a tropa desfilou em continência a diretora da DIE.
Fotos: aluno-sargento Aérikson Rifam Laurindo, 2ºPel/1ªCia/CFAP