Visando o aprimoramento policial militar, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 29, a aula magna do Curso de Formação de Sargentos (CFS), primeira turma de 2024, em diversas regiões do Estado de Santa Catarina. Em Florianópolis, a solenidade ocorreu no Centro Administrativo da Secretaria de Segurança Pública (SSP), auditório Teori Albino Zavascki, no bairro Capoeiras.
A abertura com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o comandante da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), tenente-coronel Marcus Vinícius dos Santos, do comandante da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho, do comandante da Escola Superior de Formação de Oficiais, tenente-coronel Marco Antônio Brito Junior, entre outras autoridades militares e civis.
Os novos alunos sargentos assistiram a uma palestra ministrada pelo jornalista Henrique Zanotto, que abordou o tema: "A importância da comunicação para a imagem institucional da PMSC". Ao final da palestra, o apresentador foi homenageado com uma Challenge Coin, moeda que simboliza respeito e reconhecimento àqueles que se destacam na corporação e na sociedade.
O curso, com duração de aproximadamente 15 semanas, será realizado em nove municípios do Estado, com a participação de 367 policiais. Durante esse período, os militares serão treinados para desenvolver habilidades de comando e condução, bem como orientar as respectivas frações de tropas.
Em seu discurso, o comandante-geral da PMSC, coronel Pelozato, ressaltou a importância da formação dos novos sargentos, destacando-os como elo de ligação entre a tropa e os oficiais e a comunidade. "Este curso visa o aprimoramento do policial militar que está ascendendo na carreira, desenvolvendo atributos de comando e condução da tropa, assim como servir e proteger a sociedade".
Galeria de fotos:
Texto: Cabo Jaqueline Suelen da Silva e Marcelo Passamai
Fotos: 1º sargento Aurélio de Oliveira