Na manhã desta terça-feira, 18, foi realizada na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, em São Miguel do Oeste, a aula inaugural do curso de Contramedidas, o qual será realizado entre os dias 18 e 22 de junho. A capacitação é desenvolvida pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DIOPI/SENASP/MJSP).
O curso tem carga horária de 40 horas/aula, com o objetivo de capacitar os profissionais da segurança pública para dominar e conter situações de defesa pessoal policial que envolva ameaça contra a integridade física e a vida dos operadores de segurança pública, do agressor e de terceiros, por meio de quaisquer instrumentos ou por ataques corporais.
Participam da capacitação 20 profissionais de oito estados da federação que compõem o sistema Único de Segurança Pública, destes, oito são policiais militares de Santa Catarina.
A abertura do curso foi realizada pelo tenente-coronel Fábio José Hoelscher, respondendo pelo comando do 9⁰ Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira, e contou também com a presença do delegado Regional de Polícia Civil de São Miguel do Oeste, Wesley Almeida Andrade, do Chefe do Estado Maior do 9⁰ CRPM/Fron, major Altair Lisot, do subcomandante do 11⁰ BPM/Fron, capitão Lucas Brugnara Soccal, e da comandante da Rotam do 21⁰ Batalhão de Polícia Militar do Paraná, tenente Eduarda Tezzani de Jesus.