O 5º Curso de Inteligência Policial para praças realizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) teve início na tarde desta segunda-feira, 23, na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis.
Na ocasião prestigiaram a solenidade o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, chefe da agência central de inteligência da PMSC, coronel Dante da Costa Chierighini, chefe da agência de inteligência da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina (SC), chefe da agência central de inteligência e perito criminal da Polícia Cientifica, chefe da inteligência da Polícia Civil de SC, entre outras autoridades civis e militares.
O curso, que terá uma carga horário aproximada de 180 h/a, acontecerá entre os dias 23 de outubro à 23 de novembro, com o objetivo de capacitar os agentes de inteligência para atuarem de maneira padronizada, fomentar a produção de conhecimento, difundir a doutrina da inteligência dentro da corporação. Ao todo, participam da capacitação 30 policiais dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
Na ocasião, os alunos participaram de uma palestra, ministrada pelo tenente-coronel, João Marcos Tanan Sales, abordando o assunto “Relevância do conhecimento de inteligência para a polícia”. Ao final o palestrante foi homenageado com uma singela lembrança como forma de agradecimento.
O subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, destacou em sua fala a importância do curso para a corporação. “Sem informação e sem inteligência qualquer operação está fadada ao insucesso, não adianta ter uma missão se não tiver o conhecimento, e esse conhecimento vem do planejamento e da inteligência. Cursos como este são fundamentais para que continuemos a prestar o bom serviço que prestamos diariamente para a sociedade catarinense”.