Nessa quarta-feira, 25, no Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM), em Florianópolis, aconteceu a formatura de entrega dos espadins aos cadetes do 2º Curso de Formação de Oficiais (CFO).
Na ocasião, estiveram presentes o comandante-geral da instituição, coronel Dionei Tonet, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o diretor da Diretoria de Instrução e Ensino, coronel Fabio José Martins, o comandante da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), tenente-coronel Riachard Westphal, além de demais autoridades militares e civis.
O espadim, arma símbolo do cadete, conhecido também como sabre de Tiradentes, constituído pela união harmônica do aço, ouro e marfim, é conferido ao cadete da APMT como símbolo da honra policial militar, em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, o alferes do regimento de cavalaria de Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, patrono da Polícia Militar.
O sabre de Tiradentes é o símbolo que marca o ingresso do cadete na vida acadêmica policial militar, etimologicamente se origina do francês e significa “irmão mais novo”. O espadim visa firmar o compromisso dos cadetes com a academia, berço de sua formação policial militar, jurando obediência, zelo, respeito e disciplina no seu aprimoramento físico, moral e intelectual.
Texto: capitão Carlos Diego Apoitia Miranda