Na noite desta quarta-feira, 22, foi realizado uma solenidade comemorativa aos 50 anos de instalação do conjunto Comandante Fábio, prédio principal do Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM). O evento aconteceu no pátio da Academia de Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis.
Estiveram presentes na formatura o comandante-geral da instituição, coronel Dionei Tonet, o subcomandante-geral, coronel Marcelo Pontes, o diretor-geral da Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (Fapom), coronel Fábio José Martins, além de outras autoridades militares.
Durante o ato, foi entregue a moeda comemorativa dos "50 anos do conjunto Comandante Fábio" e também a medalha de Mérito Educativo aos homenageados que estiveram na cerimônia.
Ao término, também foi inaugurado o busto do Comandante Fábio em frente ao prédio da Diretoria de Ensino. Na oportunidade, a filha do homenageado, Roberta Maria de Campos Lins, juntamente com o comandante-geral e o diretor da Fapom, realizaram o descerramento da imagem.
"Nossa história deve ser sempre valorizada e assim sempre a cultuaremos. Somos o que somos no presente, graças aos que lutaram no passado. Viva nossas tradições, viva nossos antepassados!", conclui o coronel Dionei Tonet, encerrando a formatura.
SOBRE O COMANDANTE FÁBIO
Fábio de Moura e Silva Lins, nasceu em 19 de outubro de 1924, em Serro, Minas Gerais, filho do desembargador Dário Augusto Lins e Carmélia de Moura e Silva Lins, formado Aspirante-a-Oficial na Academia Militar das Agulhas Negras em 1947, na Infantaria.
Entre agosto de 1958 e dezembro de 1959, foi comandante de companhia do Batalhão Suez, escrevendo um artigo para a revista Defesa Nacional, no ano de 1967, sobre sua atuação na Faixa de Gaza. O Batalhão de Suez era um braço do Exército Brasileiro (EB) nas Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (Onu).
Foi o primeiro comandante da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) originário do Exército Brasileiro, e a partir dele foi substituída a utilização do “Laço Húngaro” como identificador dos oficiais, pelas insígnias de estrelas, tradicionais do EB. Assumiu o comando da PMSC em 21 de março de 1969, deixando-o em 12 de junho de 1972.
Em 1979 foi promovido a general de brigada e em 1980 recebeu o grau de comendador na Ordem Nacional do Mérito e a medalha de mérito Santos Dumont, mesmo anos que exerceu suas funções como comandante da 2ª Brigada de Corumbá.
Entre os anos de 1981 e 1984 foi diretor patrimonial do EB em Brasília e reformado em 1992. Em 2005 foi agraciado com a medalha Ordem do Mérito Batalhão Suez, no 63º Brigada de Infantaria. Faleceu no dia 22 de abril de 2007, em Florianópolis.
Para acessar a galeria de imagens do evento, CLIQUE AQUI.
Fotos: 1º Sargento RR Aurélio de Oliveira/CCS