Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Soldados da PMSC recebem moção de aplauso na Alesc


Os soldados André da Silva e Thiago da Rosa Calônico, pertencentes da 3ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foram homenageados pela Assembleia Legislativa com moção de aplauso na tarde desta terça-feira, 17. Os militares salvaram a vida de um bebê de apenas 18 dias que estava engasgado com leite materno.

O ato foi prestigiado pelo comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Jofrey Santos da Silva, do comandante da 3º Companhia, major Márcio Favoretto. A moção foi uma iniciativa da deputada Paulinha.

O soldado André da Silva disse que também tem uma filha e que o momento foi bem assustador devido o desespero dos pais. “A gente sofre aquela pressão, se não der certo, a criança pode morrer, tivemos que fazer a manobra e ao mesmo tempo ter cuidado com ela por ter apenas 18 dias. Graças a Deus, deu tudo certo. É extremamente emocionando ver a gratidão da família e da criança, que está bem. Ficamos gratos pelo reconhecimento regional e agora pela mídia estadual por meio do Parlamento catarinense.”

O soldado Thiago da Rosa Calônico disse que é foi um atendimento diferente do que eles estão acostumados atender na região. “Foi a primeira vez que tive a oportunidade de atender e você sente uma apreensão, depois uma satisfação enorme em saber que aquela criança está viva e bem. Ficamos grato pelo reconhecimento feito por todo Parlamento.”

Relembre o fato:

Os policiais militares salvaram a vida de um bebê de apenas 18 dias que estava engasgado com o leite materno no bairro Centro, em Tijucas. O fato foi registrado na madrugada do dia 27 de abril.

Ao chegar no local, imediatamente os militares pegaram o bebê e perceberam que ele estava com as vias aéreas obstruídas, não sendo possível perceber a respiração. Para salvar a criança, um dos agentes utilizou a manobra de Heimlich e desobstruiu as vias respiratórias da criança.

A manobra de Heimlich, consiste em colocar o bebê no braço, de bruços, com a cabeça mais baixa do corpo e dar tapas não muito fortes no meio das costas e entre os ombros, até que a criança desobstrua as vias aéreas. Durante a ação policial, o bebê expeliu o leite materno e deu sinal na volta da respiração.

Durante os fatos, foi acionado a guarnição do Corpo de Bombeiros, que ao chegar no local continuaram o atendimento e conduziram a criança até o hospital. Já na unidade, foram feitos os procedimentos médicos e constatado que a bebê já estava bem, sendo devolvido a mãe.

Em agradecimento, a mãe da criança enviou uma mensagem elogiando o trabalho dos militares por salvar a vida do filho. “Os policiais foram extremamente rápidos, agindo com muita eficiência. Hoje em dia estes profissionais são raríssimos e estão extintos, eles são nossos heróis, os primeiros super-heróis do meu filhinho”, finalizou a mãe Graciela.

Informações: Ney Bueno – Agência AL

Fotos: Vicente Schmitt / Agência AL