Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Semana da mulher é marcada por assinatura do protocolo “Não se Cale”


Na manhã de quarta-feira, 8, foi realizado diversos eventos comemorativos ao Dia Internacional da Mulher na Capital. Dentre estes, de forma inovadora e pioneira, foi realizada a assinatura do protocolo “Não se Cale”, um passo importante para aumentar a segurança da mulher.

O projeto visa prevenir e combater qualquer tipo de violência contra as mulheres em espaços como baladas e bares da cidade, em especial a violência sexual. O ato de assinatura contou com a presença do comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Julival Queiroz de Santana.

As homenagens iniciaram às 7 horas no Terminal de Integração do Centro (Ticen) com a "Alvorada com Elas", em um dia de reconhecimento, acolhimento para as mulheres em Florianópolis.

Já às 11 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Florianópolis, além da assinatura do protocolo "Não se Cale", houve a assinatura do Termo de Cooperação Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (NEAVIT) e assinatura do programa "Maria da Penha vai à Escola". As ações são voltadas para a segurança da mulher, com apoio do efetivo militar do programa Rede Catarina, da PMSC, e do Projeto DOA, formando uma rede de apoio e prevenção contra à violência doméstica e familiar.

Aproveitou-se a data memorável para, em ação e movimento social integrado, reconhecer, valorizar e homenagear as mulheres com a entrega de singelos mimos (cartilhas educativas de prevenção a violência, camisetas, mudas de árvores, flores, dentre outros). Assim como, para reforçar e divulgar importantes marcos legais de proteção às mulheres. 

Os eventos organizados pela Prefeitura Municipal de Florianópolis contou com o apoio e engajamento de inúmeras instituições e segmentos, tais como: Polícia Militar de Santa Catarina, Poder Judiciário, Ministério Público de SC, Exército Brasileiro, Defensoria Pública de Santa Catarina, Guarda Municipal, dentre outras organizações públicas e privadas.