Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Semana da Mulher: conheça a história da cabo Cristiane


A cabo Cristiane Regina Schwertz Almeida é policial militar em Paraíso, que faz fronteira com a Argentina. Atualmente trabalha em um destacamento e realiza um trabalho exemplar de conexão entre a população e o serviço policial militar na cidade onde atua.

Foi uma das primeiras mulheres a serem destacadas para trabalhar na região de Fronteira, que atualmente tem várias mulheres trabalhando em destacamento. A cabo ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina em 2013, numa turma só de mulheres. “Sempre admirei a polícia militar, quando mais nova sonhava em ser polícia. Aí quando fiz o concurso e passei, vi que era isso que eu queria pra mim”, afirmou.

A cabo Cristiane, recorda que fez a academia com filho pequeno. Depois de formada, foi trabalhar longe de casa e muitas vezes, quando saia para o seu plantão, o filho ainda estava dormindo e quando retornava, também estava dormindo. “Porém sempre tive o apoio da minha família, do meu marido que se desdobrava pra cuidar de tudo em casa”, acrescentou.

Para ela, trabalhar no município onde reside facilita muito o seu trabalho com a comunidade. “Hoje me sinto orgulhosa, pois fui uma das primeiras mulheres a trabalhar num destacamento aqui na nossa região e vejo que isso mudou, que vários locais, vários municípios, agora contam com mulheres nas ruas”, comemora.

Na sua carreira, ela lembra de uma situação de um menino que ia fazer uma cirurgia e ele tinha vontade de conhecer e tirar foto com a PMSC. “Em um dia de serviço fomos até a casa dele e realizamos o seu sonho, levamos ele dar uma volta de viatura, tiramos algumas fotos com ele, hoje ele está bem e de vez em quando nos encontramos na rua”, conta a cabo Cristiane.