O final de semana foi marcado pela atuação constante da Polícia Militar em Joinville. Entre os dias 22 a 25, duas armas de fogo foram apreendidas, além do combate ao tráfico de drogas, sendo seis pessoas foram presas.
Na sexta-feira, 22, policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), abordaram um veículo em atitude suspeita. Durante a busca veicular, foi localizada uma arma de fogo calibre 32, com quatro munições. Quando questionado o condutor do veículo, afirmou ter comprado a arma para sua segurança. O material foi apreendido e conduzido para a Central de Polícia junto com o condutor.
Já na madrugada de sábado, 23, uma guarnição do 8º BPM, em rondas nas proximidades de uma casa de eventos, foram avisados pelo segurança da casa que um homem havia escondido uma arma de fogo embaixo de um carro e havia fugido em outro veículo. Realizada a busca, a arma foi localizada e com as características do homem, foram iniciadas as buscas.
Durante as rondas, o veículo suspeito foi visualizado na Avenida Santos Dumont e iniciado acompanhamento, porém o condutor não acatou a ordem de parada, sendo abordado por uma barreira montada no trajeto de fuga.
No interior do veículo, estavam um homem de 21 anos (registros criminais por tráfico de drogas) e outro homem de 26 anos (suspeito de roubo). Segundo a testemunha, o homem de 26 anos seria quem escondeu a arma. Diante dos fatos, os abordados foram conduzidos a central de polícia.
No início da noite de domingo, 24, policiais do 8ª BPM, receberam denúncias de que em um determinado condomínio da zona leste estaria ocorrendo tráfico de drogas. Durante as rondas, foi verificado que o apartamento suspeito estava realizando furto de energia (gato). Antes mesmo da entrada dos policiais no apartamento, era possível sentir forte odor de crack vindo de dentro do imóvel.
Foram realizadas as buscas no interior do apartamento e com apoio do canil foi possível localizar 152 gramas de crack e a quantia de R$ 553,00 em dinheiro trocado, além de uma balança de precisão. No apartamento estavam dois homens, ambos com passagem por tráfico e roubo, inclusive os homens estavam com tornozeleira eletrônica por esses crimes.
Logo depois apareceu uma menina de 17 anos, disse ser proprietária do imóvel, também com passagem por tráfico de drogas. Todos os envolvidos foram encaminhados para central de polícia, junto com o material apreendido.