Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Regimento de Polícia Militar Montada celebra o Dia da Cavalaria


O Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria) realizou na sede da unidade, em São José, na manhã desta sexta-feira, 12, a solenidade comemorativa aos 188 anos da criação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), comemorado no dia 5 de maio, e também o Dia da Cavalaria, celebrado em 10 de maio.

O evento contou com a entrega do diploma de “Amigo da Cavalaria”, sendo agraciados militares e personalidades civis que colaboraram para o engrandecimento da unidade. Em seguida, foram entregues os brasões de mérito pessoal, bem como medalhas de tempo de serviço, medalhadas de Mérito da Cavalaria da PMSC e medalha comemorativa do Comando de Polícia Militar de Apoio Especializado.

O comandante da Cavalaria, major Rafael Carlos Dutra, destacou que “a unidade é formada por homens e animais que, integrados e mutuamente dependentes de si, executam a missão de preservar a ordem e proteger a vida”.

Na oportunidade, houve a aposentadoria, de forma simbólica, do equino de nome Prodígio, animal com 26 anos de idade que ingressou na corporação no ano de 2000 e possui 22 anos de dedicação ao serviço policial.

Conforme a Lei Estadual nº 17.596, de 28 de novembro de 2018, após anos de dedicação ao serviço policial, os animais são aposentados e passam por processo de doação para receberem um novo lar, onde possam desfrutar do merecido descanso.

A Cavalaria da PMSC não serve apenas para o policiamento, mas também, para auxiliar crianças e adultos, portadores de necessidades especiais, na atividade de equoterapia, que é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar composta por policiais militares e profissionais de educação especial.

Prestigiando a solenidade, o comandante-geral da PMSC, coronel José Aurélio Pelozato da Rosa, ressaltou a importância do policiamento montado no contexto da ordem pública e parabenizou o destaque operacional. “A Cavalaria é muito importante nas ações de distúrbios civis, pelo poder de presença e ostensividade, além de atuar em trabalhos sociais, como a equoterapia”, finalizou o comandante-geral.

Também estiveram prestigiando a solenidade o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurelio Franzen, o comandante do Comando de Polícia Militar de Apoio Especializado (CPMAE), coronel Jofrey Santos Da Silva, do Senador Jorge Seif, além de demais autoridades civis e militares.

Clique aqui e confira mais fotos da solenidade.

Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana/CCS