Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Protetores ambientais fazem plantio de árvores no quartel do Bope


Os alunos do curso Protetor Ambiental (Proa) visitaram nessa quinta-feira (28) o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para realizar um plantio de árvores na área do quartel da unidade, em São José. As crianças e adolescentes foram recepcionados pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho.

Durante toda a tarde, os alunos puderam conhecer um pouco das atividades, história e missões executadas pelo Bope em Santa Catarina. Também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com o atirador de elite (Sniper), ver o funcionamento do robô anti-bombas e visitar as estruturas do quartel para treinamento dos policiais.

No fim das atividades, os policiais militares e os adolescentes fizeram o plantio de diversas árvores, reunindo o conhecimento adquirido em sala com a atividade prática na defesa do meio-ambiente. Para o tenente-coronel Lucius, a integração de projetos sociais com a Polícia Militar é extremamente importante: “a vinda dessas crianças e adolescentes melhora a energia do nosso ambiente de trabalho. Hoje essa atividade de reflorestamento proporcionou um dia de aprendizado para o Bope”.

Os vinte alunos estão realizando o Proa no 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e devem encerrar as aulas em dezembro de 2021. Pela manhã, as crianças visitaram a unidade do Canil Central e Cavalaria da PMSC, também em São José.

O programa Protetor Ambiental nasceu em 1999, com o propósito de contribuir na prevenção primária das agressões humanas ao meio ambiente e a reprodução de comportamentos adequados à preservação da vida em todas as suas nuances. O Proa visa disseminar conhecimentos aos adolescentes na faixa etária entre 12 e 14 anos, por meio de atividades teóricas e práticas desenvolvidas e coordenadas por policiais militares da Polícia Militar Ambiental.

Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana/CCS