A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA), celebrou na quarta-feira, 13, a formatura de 19 adolescentes como novos Protetores Ambientais (Proa) em Porto Belo. A solenidade ocorreu no auditório da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Porto Belo (FAMAP) e contou com a presença de autoridades locais, educadores e familiares dos formandos.
Participaram do evento o comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), tenente-coronel Alexandre Alberto Kleine; o comandante da 1ª Companhia do 1° BPMA, capitão Carlos Eduardo Rosa; o comandante do 3° Pelotão em Porto Belo, 1° tenente Rodolfo Antônio Knies; o prefeito de Porto Belo, Joel Orlando Lucinda; o presidente da Famap, Francis Francisco Lopes Pinheiro; a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Aparecida Schimiguel; entre outros representantes e familiares.
O curso Proa, que teve como premissa “Ninguém preserva o que não conhece”, iniciou em 8 de maio e foi concluído em 13 de novembro, com uma carga de 120 horas-aula. Durante o programa, os adolescentes receberam formação sobre temas ambientais como fauna, flora e poluição, com o compromisso de difundir o aprendizado em suas comunidades e famílias. Na cerimônia, os formandos assumiram o compromisso de atuar pela preservação de um meio ambiente saudável e sustentável, garantindo qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.
A concretização do curso Proa foi possível graças ao apoio da Polícia Militar Ambiental, Prefeitura de Porto Belo, Secretaria da Educação e especialmente da Famap, que cedeu o espaço para as aulas e garantiu infraestrutura adequada para alunos e educadores.