Durante o mês de setembro, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, promoveu o projeto “Foca no Trânsito”. A iniciativa visa conscientizar crianças e, indiretamente, seus pais e motoristas, sobre a importância do respeito às regras de trânsito, buscando prevenir acidentes e celebrar a Semana Nacional do Trânsito por meio de atividades lúdicas e educativas.
O projeto foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, estudantes do 8º ano das escolas públicas e privadas foram estimulados a produzirem manualmente flyers educativos, em que os três melhores foram impressos, bem como distribuídos pelas próprias turmas vencedoras nas blitz educativas promovidas pela Polícia Militar durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro.
Os alunos que participaram da blitz educativa estavam todos devidamente trajados com as camisetas especialmente desenvolvidas para o projeto Foca no Trânsito, acompanhados por policiais militares. Neste ano, 719 alunos participaram desta fase do programa e os participantes vencedores ganharam um mascote de pelúcia do projeto, uma Foca.
Já na segunda fase, uma das novidades deste ano foi a inauguração da Transitolândia, uma mini pista de trânsito construída na sede do 26º BPM, onde alunos das turmas do 4º ano podem vivenciar a experiência de serem pedestres e motoristas em um ambiente lúdico e pedagógico, dirigindo carrinhos de pedal.
As visitas ao projeto Transitolândia acontecem quinzenalmente, mediante agendamento, e mesmo com a recente inauguração, cerca de 150 alunos devem passar pelo programa em 2024.
A iniciativa tem sido avaliada junto as demais unidades da PMSC no Estado, demonstrando que a educação para o trânsito junto às nossas crianças é uma necessidade, com plenas possibilidades de execução pela corporação, que, especialmente através do projeto Foca no Trânsito, reforça o compromisso em promover a segurança e a paz no trânsito por meio da educação e da conscientização das futuras gerações.