Na noite de segunda-feira, 27, a rua Romeu Wendhausen Pereira, no bairro Alto Feliz, em Araranguá, celebrou a inauguração da sua própria Rede de Vizinhos. Esse é o 26º grupo do programa Rede de Vizinhos implementada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) no município, consolidando ainda mais a parceria com a comunidade.
O programa Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento baseada na filosofia de polícia comunitária, que promove a cooperação entre os moradores e a Polícia Militar. Seu principal objetivo é fortalecer os laços interpessoais na vizinhança, promover a cidadania ativa e melhorar a ordem pública.
Ao aderir à Rede de Vizinhos, os residentes se comprometem a trabalhar em conjunto com a Polícia para prevenir e resolver problemas de ordem pública, garantindo a segurança física das pessoas e do patrimônio local. Além disso, a iniciativa visa aprimorar o relacionamento entre a comunidade e as autoridades policiais, aumentando a confiança e a colaboração mútua.
Para estabelecer uma Rede de Vizinhos em determinada localidade, alguns passos fundamentais são seguidos:
-
Mobilização da comunidade: Os moradores e comerciantes do bairro são mobilizados para participar da iniciativa.
-
Contato com o comandante da Polícia Militar: Após a mobilização, os líderes da comunidade procuram o comandante local da PM para discutir a viabilidade da implementação da Rede de Vizinhos.
-
Estudo de viabilidade: O comandante avalia a necessidade e a viabilidade da estratégia para a localidade em questão.
De acordo com o comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 2º tenente Murilo Orige Naspolini, "a inauguração do Rede de Vizinhos no bairro Alto Feliz representa mais um passo importante na construção de uma comunidade mais segura e unida em Araranguá. A colaboração entre os moradores e a Polícia Militar demonstra o compromisso de ambas as partes com a promoção da segurança e do bem-estar de todos".