Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher é implementado em São Lourenço do Oeste

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através da 3ª Companhia do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em São Lourenço do Oeste, anunciou o lançamento do programa Rede Catarina de Proteção à Mulher na cidade de São Lourenço do Oeste. O ato foi realizado em uma solenidade na Câmara de Vereadores da cidade, nesta terça-feira, 30.

O Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher é direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, estando pautado na filosofia de polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher.

No evento estiveram diversas autoridades, dentre eles, o comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM) tenente-coronel Paulo Ramos dos Santos, o comandante da 3ª Cia do 30º BPM, major Daniel Bonfim Santoro, a presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste, vereadora Marlice Villani Perazolli, presidentes de entidades, Promotoria de Justiça, demais autoridades civis e militares.

Na oportunidade, a cabo Kauana Bettanin Barp explicou que diferentemente de programas anteriores desenvolvidos na cidade, a Rede Catarina transcende as práticas convencionais de patrulhamento, adotando uma abordagem mais abrangente e tecnologicamente avançada. Com a utilização de um aplicativo próprio, integração do sistema e comunicação direta com o juiz de plantão em situações de risco, a iniciativa visa oferecer um atendimento mais rápido e eficaz às vítimas.

Além disso, a metodologia do programa envolve uma série de etapas, incluindo reuniões de sensibilização, estabelecimento de uma rede de comunicação e padronização de procedimentos entre diversas entidades e órgãos públicos, e a manutenção de uma governança que promova a integração e parcerias com diferentes setores, como saúde, assistência social, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.

Com uma metodologia sólida e diferenciada, o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher visa não apenas reduzir os erros, mas também aumentar a eficácia na proteção das vítimas.

O major Santoro enfatizou o papel crucial desempenhado pela Polícia Militar na manutenção da ordem pública. Ressaltando a necessidade de uma cooperação contínua entre a corporação e a comunidade para enfrentar os desafios inerentes à segurança pública.

O evento foi marcado por um clima de cooperação e reconhecimento mútuo entre as autoridades presentes e a comunidade, demonstrando a importância do diálogo e da parceria na busca por soluções eficazes para os desafios de segurança pública enfrentados pela sociedade.